CLDS-4G Murça “Milhões de Esperanças” arranca com “Espaço J”

Várias atividades realizadas pelas crianças do Espaço J

Desde o dia 3 de agosto, o CLDS-4G Murça “Milhões de Esperanças” dinamiza a primeira edição da Atividade 11 do seu Plano de Ação: o “ESPAÇO J”. Este serve o propósito de promover, junto de crianças e jovens oriundos de agregados de baixos rendimentos, a cidadania plena, os hábitos de vida saudável, a atividade criativa, o respeito e o gosto pela natureza, o gosto pela literatura, pela música e pela ciência, a utilização das TIC de modo seguro, etc., em articulação com o Município de Murça (Biblioteca, Auditório, Piscinas) e outras entidades do Concelho.

Um exemplo de parceria estabelecida pelo CLDS-4G Murça remonta ao dia 17 de agosto, com o Projeto “Direito de Ser”, promovido no Município de Murça pela Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 e cofinanciado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. 2020, em que as crianças do “ESPAÇO J” colaboraram na “Caça à Rampa”. Esta atividade visou a sensibilização dos comerciantes e habitantes locais para a problemática da igualdade nas acessibilidades, convidando-os a experienciar a movimentação numa cadeira de rodas. Aos estabelecimentos que preveem acessos adaptados a pessoas com mobilidade reduzida, foi atribuído um Certificado de Acessibilidade que atesta esse facto.

Paralelamente, no dia 20 de agosto de 2020, para dar resposta a um público mais vasto, o “ESPAÇO J” ampliou-se para “ESPAÇO J +”, passando a contemplar atividades pensadas não só para crianças, mas também para jovens adolescentes e jovens portadores de deficiência. O contacto e a partilha entre todos os participantes desenvolve competências de participação, respeito, compreensão e solidariedade, e promove a socialização em grupo.

A Atividade 11 está programada até ao início de setembro, momento em que começará o Ano Letivo 2020/2021, pretendendo-se que continue a ser dinamizada nas pausas letivas vindouras.

Beatriz Ermida,

Técnica do CLDS-4G Milhões de Esperanças

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content