CLDS 4G MURÇA

Eixo IEmprego, Formação e Qualificação

Arrancou mais uma sessão de empreendedorismo Jovem, em parceria com a Incubadora do Tua, subordinada ao tema “Profissões do Futuro”.

Esta sessão teve a presença de 54 Jovens da Escola Profissional de Murça, numa apresentação dinâmica e proativa com o objetivo de estimular as capacidades empreendedoras dos alunos numa perspectiva de reforço da iniciativa, da inovação, da criatividade, do gosto pelo risco e que constituam uma primeira abordagem à atividade empresarial.

A todos os participantes o nosso agradecimento.

Eixo IIIntervenção Familiar e Parental preventiva da pobreza infantil

No mês de junho, a família foi um tema central do trabalho que arduamente desenvolvemos no nosso concelho.

Acreditamos que a família é um pilar na vida de qualquer geração, e investimos na sua capacitação como o motor para potenciar pessoas capazes e felizes.

As famílias imaculadas só existem nos filmes! Na vida real, os «bastidores» das nossas vivências familiares são marcados por dificuldades que existirão sempre, mas a forma como lidamos com elas pode ser distinta! Deste modo, quisemos dar um humilde contributo para a capacitação familiar no concelho através do nosso Workshop.

Promoção Relacionamentos Familiares Positivos”, realizado no Auditório da Câmara Municipal a 29 de junho, em parceria com a APAV de Vila Real (Equipa Móvel). Num ambiente enriquecedor de partilha real, quisemos conhecer experiências concretas de problemas e desafios familiares vivenciados no dia-a-dia das nossas famílias, que também nos traz, enquanto técnicas, ensinamentos práticos acrescidos para providenciar melhores serviços às pessoas abrangidas pelos nossos serviços.

Diretamente associado a este tema, foi organizado por nós a 3 de junho, em parceria com GNR de Vila Real, Agrupamento de Escolas de Murça e Equipa PIICIE de Murça , um outro Workshop dedicado ao Cyberbulling. Num contexto de enorme importância do mundo digital nas nossas atividades quotidianas, todos devemos assumir o papel de agentes ativos de combate ao cyberbulling, um flagelo com um impacto devastador na vida de tantas pessoas, muitas delas jovens.

No evento, esclarecemos dúvidas colocadas de forma anónima pelas nossas famílias do Eixo II, e todos os convidados presentes propuseram soluções integradoras. Para que a sensibilização sobre este problema seja permanente, temos à disposição de forma gratuita nas nossas instalações, pequenos manuais de auxílio na problemática do cyberbullying, elaborados pelo Centro de Internet Segura.

O nosso obrigado a todos os presentes! O conhecimento está disperso por todos nós e a informação é uma arma crítica no desenvolvimento pessoal e social de cada um!

O CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças esteve presente, a convite do Agrupamento de Escolas de Murça, na celebração do Dia do Encarregado de Educação. Esta ação debruçou-se acerca do tema “A Importância da Relação entre a Escola e a Família”, e foi um momento de partilha produtiva entre pais, encarregados de educação, técnicos e docentes, no qual todos os intervenientes enalteceram que as relações saudáveis entre Escola e Família são potenciadoras de um ambiente favorável ao sucesso educativo dos alunos do concelho de Murça.

Agradecemos ao Agrupamento de Escolas de Murça, na pessoa do Professor José Alexandre Pacheco, o convite para a nossa participação, o que para a equipa do CLDS é sempre um prazer, pela pertinência e interesse dos conteúdos abordados.

Eixo IIIPromoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa

Quem se atreve a considerar que os seniores em Murça não são ávidos de redes sociais?

A capacitação é, para além da compreensão da temática de forma estruturada, poder proporcionar a experiência dos conteúdos. As novas tecnologias, quando devidamente usadas, podem ajudar as pessoas a comunicar melhor com o Mundo, a aceder mais rapidamente a informação útil, a acompanhar familiares e amigos com proximidade mesmo à distância ou simplesmente a usufruírem de momentos de lazer.

E foi justamente o lazer o aspeto mais focado nas atividades que fizemos, com particular destaque para o vídeo divertido do Engenheiro de Fiolhoso, e para a apresentação do trabalho de conclusão do Módulo de TIC “Redes Sociais no Séc. XXI”, em que os nossos clientes desta freguesia quiseram mostrar o resultado final de um pequeno vídeo que fizeram no TikTok, que teve um alcance muito relevante nas redes sociais!

Sofia Borges,  Coordenadora do CLDS-4G Murça “Milhões de Esperanças”

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content