“Como angariar fundos para as organizações sem fins lucrativos?”

Dr. Luís Fonseca, dinamizador do Workshop

O Núcleo Distrital de Vila Real da EAPN Portugal/ Rede Anti-Pobreza em parceria com a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 promoveu o Workshop 4 – “Como angariar fundos para as organizações sem fins lucrativos?”, no dia 30 de abril de 2013, no Fórum de Atividades do Município de Santa Marta de Penaguião.

A ação foi dinamizada pelo Dr. Luís Fonseca, Consultor da União das Misericórdias, e contou com a presença de dirigentes e técnicos de diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do distrito de Vila Real, nomeadamente: Associação Miguel Torga; Santa Casa da Misericórdia Ribeira de Pena; Centro Social Recreativo de Favaios; Fundação Patronato de Santo António; Centro Social e Paroquial de Andrães; Associação Centro Dia S. Pedro Celeirós; Fundação Abrigo Berta Montalvão; Município de Ribeira de Pena e Centro Social e Paroquial de Limões.

“Um cliente é a visita mais importante da nossa casa. Ele não depende de nós. Nós é que dependemos dele. Ele não é uma interrupção do nosso trabalho, é o objectivo dele. Não fazemos favor nenhum em servi-lo. Ele é que nos faz um favor dando-nos essa oportunidade.” (Mahatma Gandhi)

Partindo da afirmação de Mahatma Gandhi, indubitavelmente se conclui que o cliente é considerado como a figura mais importante de qualquer organização. 

Desta feita, o objetivo de qualquer IPSS será corresponder e satisfazer as necessidades e expetativas dos seus clientes.


Num momento em que as necessidades dos clientes crescem e, os recursos das organizações do terceiro setor são cada vez mais escassos urge a necessidade de encontrar soluções de angariação de fundos.

É neste sentido que o Fundraising, ou angariação de fundos, surge como estratégia fundamental para qualquer organização do 3º setor, assumindo-se a gestão e o planeamento estratégico das organizações como fundamentais para se poder construir um plano sustentável de Fundraising.


Comparando as organizações sem fins lucrativos às empresas, o Fundraising e o marketing são ferramentas imprescindíveis à sobrevivência do 3º setor.


Citando o Dr. Luís Fonseca, “o caminho do Fundraising é tortuoso, mas é esse o que nos dá mais proveito”.


Para aquele orador qualquer organização só funciona, se aproveitar a sua força interior, contemplando também um olhar de fora para dentro, baseando-se na essência do pensamento de Sun Tzu (mestre da guerra chinês):


“Se conhecermos o inimigo e a nós mesmos, não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas” (Sun Tzu).


Aurora Gouveia,

Fundraiser da A2000

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content