Como estimular a linguagem oral no seu filho?

Menina aprende abecedário

O desenvolvimento da fala e linguagem são cruciais para o desenvolvimento da criança. Por vezes as dificuldades neste âmbito surgem nos primeiros anos de vida ou mesmo em idade pré-escolar.

Nestas situações o melhor é procurar um profissional especializado para identificar a problemática e definir a melhor forma de agir. No entanto a estimulação diária da criança no seu contexto é determinante, tanto para colmatar as possíveis dificuldades, como para atuar de modo preventivo.

Mas quais são os exercícios ou as estratégias que se podem usar? Seguem algumas dicas para poder aplicar em qualquer situação:

  • Converse com o seu filho

Durante a vida intrauterina, o bebé já consegue ouvir a voz dos seus progenitores, e por essa razão pode começar logo a conversar desde o nascimento do bebé. Desde muito pequenino o bebé reconhece a voz materna, por isso todas as alturas são ótimas para estabelecer diálogos.

Aproveite cada segundo para conversar com seu filho, use as rotinas para poder aumentar o léxico das crianças, durante o banho nomeie as partes do corpo, usufrua da hora da refeição e mesmo durante o vestir e o despir. Evite responder às perguntas do seu filho apenas com um “sim” ou “não”, expanda a conversa e redobre os momentos de conversação, assim o seu filho está a ouvir novas palavras e frases mais complexas e entende que uma conversa se estabelece por ciclos.

  • Conte histórias

A tradicional “história antes de ir para a cama”, é muito importante para estimular a linguagem em todas as idades.  Conte histórias para o seu bebé mesmo que ele não responda, aponte e use livros ou, pode ainda pode contar histórias antigas para estabelecer a relação comunicativa com o seu filho. Faça perguntas acerca da história que contou, ou peça ao seu filho para que seja ele a contar uma história. Mesmo que ele, apenas descreva as imagens é uma excelente oportunidade para desenvolver a linguagem.

As histórias trazem sempre novos conceitos, nas crianças em idade pré-escolar são ótimas para organizar ideias e estimular o gosto pela leitura antes do primeiro ciclo.

  • Brincar

Permita que o seu filho brinque livremente, além de estimular a imaginação é na hora do brincar que a criança tem variados estímulos e está muito motivada para aprender.

Desafie-se e guarde um momento do seu dia para brincar com as suas crianças, sem smartphones ou tablets. A brincadeira, de um para um, é de extrema importância para estabelecer a relação. Os pais são os modelos para os filhos, e nesta altura a criança está mais predisposta a aprender.

Brinque de diferentes maneiras, cante músicas, dance, brinque no chão e faça jogos ao ar livre.

  • Não use diminutivos

Usar palavras como “chicha” ou “carrinho” não ajuda! Dê sempre o modelo correto para a fala ao seu filho, mesmo que ele ainda seja muito pequeno e não diga as palavras corretamente.

Os adultos são sempre o melhor modelo de fala e linguagem para as crianças. Mesmo que as crianças sejam muito pequeninas e apenas palrem, não interrompa e responda mesmo assim.

Estabeleça contacto ocular desde o primeiro dia, os bebés  estão sempre muito atentos à face do adulto e logo aí observam como posicionamos a nossa boca para falar!

Pedir ao seu filho que olhe para o outro enquanto fala é essencial. O contacto ocular é ótimo para adquirir o modelo correto de fala e também promove a autoestima e autoconfiança.

Abaixo apresenta-se um diagrama com alguns conselhos práticos a implementar, em função da idade da criança, que certamente lhe serão úteis

Isa Dias, Terapeuta da Fala

PRIMEIRO ANO Conversar nas rotinas
Use brinquedos com sons e diferentes estímulos sensoriais
Interaja com o seu bebé de um para um, sem distrações
Converse e brinque com o bebé no seu campo de visão 
1 A 2 ANOSMostre livros e descreva as imagens
Conte histórias para o seu filho
Cante músicas em conjunto
Use um modo de fala simples e claro para dar um bom modelo ao seu filho
Nomeie diferentes elementos do quotidiano para aquisição de um léxico alargado
2 A 3 ANOSDurante a conversa com o seu filho faça questões
Nomeie as ações e a rotinas “banho”, “comer”, “brincar”
Mantenha uma conversa sobre o mesmo assunto mais do que o usual
Conte o seu dia e relate histórias para que o seu filho tenha contacto com discursos mais longos e complexos
3 A 4 ANOSEstimule novos conceitos incluindo os mais abstratos
Faça jogos sobre o significado das coisas, ou mesmo os contrários/opostos
Pergunte sobre os conjuntos: “animais”; “comida”; “brinquedos”; “instrumentos musicais”
Dê-lhe espaço para falar e aproveite para dar o modelo correto de fala
ACIMA DOS 4 ANOSPeça ao seu filho para contar o seu dia
Estimule a observação de livros e peça-lhe que descreva as imagens
Ensine-lhe rimas
Estimule para que escreva o seu nome
Ensine-lhe o som das palavras “diz-me palavras com o som L
Faça jogos de palavras para estimular a consciência fonológica

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content