No âmbito da UFCD 8853 – Prestação de cuidados humanos básicos – higiene e apresentação pessoal, abordámos e debatemos a forma correta de como fazer uma cama para o idoso e quais os aspetos importantes a ter em conta nesta prática.
Para muitos de nós, foi um tema novo e de constante aprendizagem pois, grande parte de nós, nunca tinha passado por esta experiência. Contudo temos noção que, tanto no nosso futuro profissional como pessoal, esta poderá vir a ser uma das tarefas que realizaremos.
Como a prática é uma mais-valia para aprender melhor e mais corretamente e, tendo esta oportunidade, no passado dia 3 de julho, tivemos a oportunidade de verificar como é que se fazia uma cama e todos os procedimentos, e por fim cada um de nós teve a vantagem de poder praticar essa mesma atividade.
Com esta vivência, foi possível termos a noção do quão complexa e cuidadosa tem de ser realizada esta tarefa pois quando não se tem este cuidado, poderão existir repercussões negativas no corpo do idoso, como por exemplo, o aceleramento do aparecimento de feridas, caso a cama fique com dobras.
Antes de abordarmos este assunto na formação em sala, estes cuidados passavam-nos completamente ao lado, e não tínhamos noção da complexidade de uma tarefa aparentemente básica.
Sentimos que à medida que o curso vai avançando e que vamos tendo a oportunidade de praticar estas atividades, o nosso enriquecimento e a nossa barcagem para a FPCT, cada vez está mais rica e mais sólida, pois a experiência e a prática, são meio caminho andado para que o nosso conhecimento e a nossa experiência profissional seja cada vez maior.
Curso 7- Ação 1– Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Marlene Azevedo, Formadora