O projeto “Alerta para a Empregabilidade”, que é cofinanciado pelo INR – Instituto Nacional de Reabilitação – tem como finalidade a promoção da empregabilidade das pessoas com deficiência, mas na prática, como o podemos fazer?
Vamos tentar deixar aqui, algumas sugestões, nesse sentido.
Em primeiro lugar, é fundamental garantir a acessibilidade dos ambientes de trabalho, seja com adaptações físicas, tecnológicas ou de comunicação, para que todos possam desempenhar as suas funções com conforto e autonomia.
Além disso, é importante promover a consciencialização de empresários e seus funcionários, que ajudem a combater preconceitos e estereótipos. As empresas que valorizam a diversidade, indicam alguns benefícios tais como a criatividade, inovação e um clima organizacional mais positivo.
Outra estratégia eficaz é estabelecer parcerias com instituições que acompanham pessoas com deficiência, facilitando o processo de recrutamento e seleção.
INFORMAR as empresas sobre a existência de programas de inclusão e as políticas de diversidade disponíveis, contribuem para criar um ambiente mais acolhedor.
Por fim, oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional, para as próprias pessoas com deficiência, são uma mais-valia, pois ajudam a fortalecer a autoestima e a promover a sua autonomia e o seu crescimento dentro da empresa.
A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é uma responsabilidade de todos nós, e cada passo dado nesse sentido faz uma grande diferença na vida dessas pessoas e na sociedade como um todo.
Neste sentido, continuamos no exterior a INFORMAR e a SENSIBILIZAR as empresas para o Direito ao Trabalho das pessoas com deficiência. Um contributo importante nesse sentido, foi a oportunidade de apresentar os projetos aos CLAS dos concelhos de Tabuaço e Armamar.
Alexandra Santos, Técnica da A2000