Comunicar e Cuidar por Vila Real  

No passado dia 25 de maio, os formandos do Curso 7 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, acompanhados pela formadora Cláudia Lopes e a técnica Aurora Gouveia, realizaram uma visita de estudo a Vila Real.

Esta ação decorreu no âmbito das UFCDs de Comunicação na Atualidade e de 3548 – Saúde – Necessidades Individuais em Contexto Institucional.

No período da manhã, visitaram as instalações da Rádio Universidade FM, com o objetivo de conhecer de perto o funcionamento de uma rádio, percebendo toda a dinâmica que está por trás daquilo que ouvimos quando sintonizamos uma rádio. A visita iniciou com a apresentação das instalações, seguindo-se uma explicação clara do funcionamento da rádio, desde a edição de programação diária, à gravação de programas, blocos de publicidade, noticiário, etc. Posteriormente, foi dado a oportunidade aos formandos de selecionarem as músicas que, de acordo com as suas preferências, pretendiam que fosse para o ar na emissão que se encontrava a decorrer.

De seguida, já na sala de gravação, após uma explicação sobre o processo de gravação de programas e entrevistas, foi realizada uma simulação de entrevista entre os formandos, a fim de experienciarem a sensação de ser entrevistador e entrevistado. De presente, os participantes receberam a gravação da entrevista, que além de ter sido uma bonita recordação, possibilitou aos formandos conhecerem as suas vozes na rádio.

No final, o grupo comentou que adorou a experiência e o entusiasmo pela magia da rádio era visível entre todos. De facto, a música toca-nos emocionalmente onde as palavras sozinhas não podem!

Após a pausa de almoço, estava na hora de visitar o segundo e último local, o Centro Social e Paroquial de Santo António. Esta visita tinha como objetivos: verificar in loco os métodos e técnicas de limpeza e higiene dos utentes, do estabelecimento, bem como dos próprios colaboradores; conhecer os cuidados de saúde e conforto proporcionados aos utentes.

Na receção, foi-lhes apresentada a instituição, fornecendo alguns dados, como por exemplo, os serviços que prestam, o número de utentes, horários de funcionamento, entre outros.

De seguida, iniciou-se a visita guiada pelo Centro. À medida que foram conhecendo as instalações, ia sendo explicado as rotinas diárias, os horários de cada tarefa, os materiais de higienização que utilizam, bem como, verificaram como se processa a organização e distribuição de medicação, na enfermaria.

Chegados à zona de convívio, o grupo foi brindado com a presença de alguns utentes que já tinham terminado a sua sesta. Tendo sindo assim possível, uma breve interação entre os utentes e formandos. Uma experiência que com certeza irão recordar com carinho. A visita culminou no espaço exterior, com uma fotografia de grupo.

Cumprida a programação da visita de estudo, o grupo seguiu para o Parque Corgo, onde lancharam tranquilamente.

O dia terminou de forma relaxante, no meio da natureza.

Foi um dia divertido, diferente do habitual, tendo sido cumpridos os objetivos da visita.

Por fim, um agradecimento à Rádio Universidade e ao Centro Social e Paroquial de Santo António pela disponibilidade e amabilidade com que receberam os formandos.

Curso 7 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Cláudia Lopes, Formadora

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content