Confeção de Alimentos, Pastelaria e Sobremesas

Formandos da A2000 em atividade de cozinha

Os formandos do Curso 2 – Ação 1 – Auxiliar de Serviços Gerais II de Armamar iniciaram duas UFCD´s de prática simulada: 3527 – Produção Alimentar – Confeção de Alimentos e 3528 – Produção Alimentar – Pastelaria e Sobremesas.

Na UFCD 3527, os formandos adquirem competências de corte, preparação e confeção de alimentos, e na UFCD 3528 preparam e confecionam bolos e sobremesas.

Ao longo deste tempo, já adquiriram vários conhecimentos tais como os distintos tipos de carne e peixes que existem, a diferença entre legumes e tubérculos e os diferentes métodos de confeção de alimentos. Para além disso, também aprenderam a confecionar alguns doces frios e bolos.

Como se diz na gíria popular, nestas UFCD´s os formandos “colocam a mão na massa” e por isso aprendem com mais facilidade, sendo que também existe uma maior interação entre colegas. Vão às compras, preparam os ingredientes, confecionam-nos e realizam a higienização dos utensílios e espaços. Adquirem assim competências que são bastante úteis no seu dia-a-dia e, sobretudo, para um futuro próximo que é a formação prática em contexto de trabalho.

O objetivo também se prende por realizarem receitas diferentes das habituais do seu dia-a-dia. Nestas UFCD´s, os clientes conhecem novos ingredientes e aprendem a selecionar os melhores de entre eles para a confeção de cada receita. Põem também em prática as regras de higiene e segurança já abordadas na sessões de sala.

Resumindo, estas sessões têm sido bastante produtivas por distintas razões: convívio, aprendizagem e responsabilidade.

Sofia Barros, Formadora

Formandos do Curso 2 – Ação 1 – Auxiliar de Serviços Gerais II

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content