Continuar por Terras de Basto!!

Paisagem de cascata em Mondim de Basto

A dois meses do términus do Projeto “Cidadania em Ação”, a A2000 continua a avançar por terras de Basto, trabalhando  afincadamente para o alcance do seu objetivo primordial: mobilizar a comunidade para a plena inclusão de pessoas com deficiência ou incapacidade (PCDI).

À semelhança do mês anterior, permanecemos focados  no tratamento dos dados provenientes dos inquéritos públicos  efetuados  aos cidadãos residentes neste concelho, por forma, a  recolher  informação sobre os contextos sociais em que as PCDI estão inseridas.

Paralelamente  e já com alguns resultados evidenciados pelos questionários, vamos esboçando  o programa do  seminário final, selecionando os temas mais oportunos a esta problemática. Acreditamos que os resultados deste seminário serão estimulantes e pertinentes, contribuindo de alguma forma, para um  envolvimento e mobilização da comunidade nos processos de inclusão.

Tal qual um filme, o caminho da inclusão apresenta os protagonistas e os antagonistas, ambos participantes da mesma história, com uma grande diferença, neste filme não há plateia. Se a sociedade assumir um papel passivo nesta caminhada inclusiva isso significa que ela colabora com os antagonistas.

As pessoas com deficiência conseguirão protagonizar um final feliz, em Mondim de Basto, se cada um dos Mondinenses, direta ou indiretamente contribuírem para isso.

Por último, agradeço a colaboração, disponibilidade e envolvimento de algumas Associações locais (diretores técnicos, colaboradores e Órgãos da Direção), Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto (na pessoa da sua Diretora) e aos Srs. Presidentes de Juntas de Freguesia, o meu MUITO OBRIGADO!

Não podemos esquecer que este “filme” da inclusão social é da responsabilidade de cada um e de todos coletivamente!!

 Patrícia Maçãs, Psicóloga

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content