Conviver em tempos de pandemia

Formandos em sala de formação

Estamos a viver uma fase diferente do habitual!

Para nos protegermos e, principalmente, preservarmos a saúde de quem nos é próximo e/ou com quem convivemos e trabalhamos, temos obrigações como usar máscaras, lavar e desinfetar as mãos regularmente e manter a distancia social. Responsabilidades com as quais temos que nos habituar a viver. Como tal, é nosso papel enquanto formadores, aconselhar, ensinar e relembrar essas novas práticas.

Esta informação e o seu conhecimento é de extrema importância, para evitar possíveis contágios e conseguirmos trabalhar em conjunto, sem nunca colocar em causa a vida da outra pessoa, ou até mesmo a nossa. Estes procedimentos têm de cumpridos por todos.

Como tal, no dia vinte e quatro de junho, e em conformidade com a matéria (agentes patogénicos) da UFCD “Conceitos de saúde e fatores de risco”, realizou-se uma atividade para relembrar e praticar, junto com os formandos, como se deveria colocar e/ou retirar a máscara, o que é ou não aconselhado, assim como uma lavagem e desinfeção correta das mãos.

Uma atividade que despertou bastante interesse e causou entusiasmo nos formandos, que muito atentamente, e de imediato, quiseram experimentar como se colocava e retirava a máscara da forma mais correta possível, para não correrem riscos de contágio.

O receio nesta nova fase, é partilhado por todos. O desconhecido é sempre algo que nos dá algum pavor e dificilmente vamos voltar à normalidade que sempre fomos acostumados, pelo menos tão cedo. Por forma a rever algumas ideias chave, várias perguntas foram feitas sobre o tema, mas o que mais chamou à atenção foi um dos formandos que tomou a iniciativa de explicar aos restantes colegas a importância da lavagem regular das mãos, pedindo para exemplificar para o resto o grupo como se deveria fazer uma lavagem eficaz das mãos e os cuidados a ter.

O mundo é um espaço partilhado e que deve ser aproveitado por todos, mas enquanto cidadãos e coabitantes deste planeta, devemos respeitar o espaço dos outros, sem nunca nos esquecermos o quanto é importante, sempre, salvaguardarmos a nossa saúde! No fim da atividade, todos percebemos que os cuidados de higiene têm muito peso no combate deste “maldito” vírus e que sem eles tão cedo não voltaremos à normalidade.

Joana Martins, Formadora

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content