No passado dia 5 de junho, o Curso 1- Ação 6 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários em Poiares, foi palco de uma atividade especial de costura que despertou sorrisos, memórias e muita criatividade, mas acima de tudo, deu para perceber todos os benefícios que esta prática pode ter no desenvolvimento psicomotor.
A atividade, teve como objetivo não só ensinar pequenas técnicas de costura, como também promover o bem-estar físico e emocional dos formandos. Entre pontos simples, remendos e decorações, foram elaborados porta-chaves, decorações penduradas para portas, entre outros.
Mais do que costura, foi uma manhã de terapia!
O grande objetivo desta atividade, foi estimular os formandos em várias vertentes, e foi possível observar alguns benefícios: a nível físico, a costura ajuda a manter a coordenação motora fina, melhora a agilidade das mãos e estimula a concentração visual. Já no campo psicológico, é uma poderosa aliada no combate à solidão, à ansiedade e à perda de autoestima. A nível cognitivo, temos benefícios importantíssimos no campo da atenção e concentração: a costura exige foco, planeamento e persistência, o que promove o desenvolvimento da atenção sustentada e da capacidade de resolução de problemas; na memória e sequência de passos: seguir instruções e lembrar-se da ordem correta das etapas ajuda a estimular a memória de trabalho e a capacidade de organização mental; no estímulo da criatividade: escolher cores, formatos e personalizar os projetos promove a imaginação e a autoexpressão.
Foi uma atividade, que queremos sem sombra de dúvida repetir, e que nos enriqueceu bastante, estimulando pontos que estavam um pouco adormecidos.
Curso 1 – Ação 6 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Marlene Azevedo, Formadora
A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.