Criar com aromas  

Centro de Ciência Viva

No dia 16 de fevereiro de 2022, os formandos do Curso Auxiliar de Serviços Gerais II, a decorrer em Tabuaço, rumaram até Vila Real para uma visita ao Centro de Ciência Viva.

Esta visita decorreu no âmbito da UFCD 3517 – Cuidados Humanos Básicos de Higiene e Apresentação Pessoal, e teve como objetivo reconhecer a importância da higiene básica diária, nomeadamente os cuidados de apresentação e bem-estar, quer em casa quer em contexto de trabalho.

No Centro de Ciência Viva, os formandos realizaram a atividade “criar com aromas”, onde transformaram ervas aromáticas e glicerina em sabonetes que poderão utilizar na sua higiene básica diária.

A Dra. Sandra Dinis começou por explorar o conhecimento dos formandos relativamente às partes que constituem as plantas (raiz, tronco ou caule, folhas, flor e fruto) e de que forma estas poderiam ser transformadas em produtos de higiene pessoal e não só.

Antes de começar a atividade, procedeu-se ao levantamento, em grande grupo, das ervas aromáticas que os formandos conheciam, e a lista foi muito vasta: alecrim, alfazema, salsa, hortelã, cidreira, segurelha, tomilho e lúcia-lima. Para fazer os sabonetes, é necessária a utilização de algumas das ervas aromáticas identificadas, e o Centro de Ciência Viva tem no exterior um jardim onde são cultivadas todo o tipo de ervas utilizadas nestas atividades.

E porque fevereiro é o mês do amor, os sabonetes foram feitos em forma de coração e tiveram como base a erva aromática alecrim.

Enquanto os sabonetes solidificavam, os formandos tiveram a oportunidade de visitar a exposição sobre a fauna e a flora no concelho de Vila Real e “viajar” de comboio até à estação do “Reino Encantado”.

No final, para além dos sabonetes, ainda foram presenteados com algumas lembranças que muito agradecemos ao Centro de Ciência Viva, assim como a disponibilidade e simpatia de toda a equipa.

Fica, ainda, o agradecimento à Câmara Municipal de Tabuaço pela cedência do transporte, que nos proporcionou um dia diferente e de muitas experiências sensoriais!

Isabela Lima e Sofia Barros,

Formadoras  da A2000                                                                

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content