Os formandos do Curso 1 / Ação 7 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários percorreram as ruas da vila de Baião para assistir ao Desfile Concelhio de Carnaval formando por grupos representativos das juntas de freguesia, associações culturais, recreativas e desportivas, bem como participantes individuais a espalhar alegria e criatividade. Esta atividade decorreu no âmbito da UFCD Cidadania, Comunidade e Ambiente com o objetivo de explorar as tradições da cultura portuguesa e reconhecer a importância da diversidade cultural. Foi uma tarde animada, começaram por desfilar as crianças mais pequenas – creche e pré-escolar – seguindo-se o primeiro ciclo até ao 10.º ano de escolaridade. O tema do desfile foi a celebração dos 500 anos de Camões, sendo os trajes alusivos ao tema – descobrimentos, ninfas, língua portuguesa, o mar e as caravelas. Os formandos estavam entusiasmados com a música, cor e animação desta tradição da cultura portuguesa. Todos gostaram deste momento de convívio e celebração.
Ambos os cursos a decorrer em Baião deslocaram-se à Biblioteca Municipal António Mota para ver a Exposição “Metamorphosis”, do artista Jorge Cruz. Esta visita decorreu no âmbito da UFCD Cidadania, Comunidade e Ambiente para explorar os objetivos da cultura e as formas de manifestação e expressão cultural. Todos ficaram surpreendidos e encantados com as criações do artista que acharam “bizarras”, por misturar a realidade e a fantasia. A exposição “Metamorphosis”, através da pintura, mostra a visão do artista sobre a realidade, que nos levou a estimular os sentidos, a recordar experiências, a desenvolver a imaginação e a aguçar a criatividade. Os formandos perceberam que a pintura é uma forma de expressão cultural, que está presente na nossa história há séculos e séculos… Algumas pinturas, como estas, são tão marcantes que nos ficam na memória ao longo dos anos.
Continuando na UFCD Cidadania, Comunidade e Cultura e também ambos os cursos, os formandos realizaram uma visita à Loja Interativa de Turismo de Baião para explorar a diversidade cultural do Concelho de Baião. Os formandos consultaram livros, fotos e vídeos sobre o Concelho, exploraram mapas, folhetos e panfletos que se encontravam na Loja de Turismo. Todo este material permitiu explorar a diversidade cultural do Concelho de Baião em vários domínios: música, dança, gastronomia, monumentos/arquitetura, paisagem natural, trajes regionais, festas e produtos regionais.
A diversidade cultural de Baião é imensa – Biscoito da Teixeira, Bengalas de Gestaçô, Cestas de Frende, Licores, Feira do Anho Assado e Arroz de Forno, Feira do Fumeiro e Cozido à Portuguesa, Mosteiro de Ancede, Serra da Aboboreira e os Dólmens, Serra do Marão, Castelo de Matos, Carvalhal da Reixela, Rio Douro, o recente Biscoito Chelo… e muito mais! Foi um momento muito rico, onde cada formando partilhou os seus conhecimentos e todos saíram com a certeza do lema do concelho… Visite Baião!!!
Curso 1 – Ação 2 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Curso 1 – Ação 7 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Sandra Pinto, Formadora
A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.