CURSO 12 – ASSISTENTE FAMILIAR E DE APOIO À COMUNIDADE TERMINA A SUA FORMAÇÃO NA A2000!

Formandos da A2000

No dia 1 de outubro de 2018, iniciou em Resende um novo curso, “Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade”.

Durante o primeiro ano os formandos realizaram formação em sala, tendo a possibilidade de adquirir, relembrar ou melhorar as suas competências escolares, pessoais, profissionais e sociais. Este ano foi muito importante para os formandos explorarem e desenvolverem as competências necessárias para no ano seguinte integrarem a Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT).

A FPCT permite aos formandos colocar em prática todas as aprendizagens adquiridas ao longo do primeiro ano de formação e de toda a sua vida, experienciando situações reais de trabalho. A FPCT permite à grande maioria dos formandos o primeiro contacto com o mercado do trabalho e, muitas vezes, é através desta oportunidade que conseguem alcançar o seu primeiro emprego. A integração no mercado de trabalho assume um papel decisivo no desenvolvimento pessoal, profissional e social de todos os cidadãos, e os nossos formandos não são exceção! A integração profissional dos nossos formandos é o culminar do trabalho realizado ao longo dos dois anos de formação e cada integração é motivo de alegria e orgulho para toda a equipa.

Para alcançar este objetivo, contámos com a colaboração de várias entidades e empresas que acolhem e orientam os nossos formandos na realização da FPCT, pois sem estas parcerias o nosso trabalho não seria possível.

Para este grupo, esta etapa chegou ao fim. No dia 06 de maio houve um misto de sentimentos, por um lado de alegria dos formandos por conseguirem terminar o curso com sucesso, pelos conhecimentos adquiridos, pelas amizades construídas e por alcançarem objetivos que nunca imaginaram ser capazes de atingir. Mas também houve tristeza, pela separação de colegas e de formadores que, ao longo deste percurso em conjunto, viveram muitas alegrias e partilharam muitas angústias. Para encerrar a formação com alegria, o grupo foi almoçar ao restaurante das Caldas, em Caldas de Arêgos. Este restaurante é da formadora Isabel, fomos muito bem recebidos e a comida estava deliciosa! Muito obrigado pelo fantástico trabalho!

No final da FPCT muitas são as entidades e empresas que promovem a integração profissional dos nossos formandos. Quase todas as integrações só são possíveis através das medidas do IEFP, divididas em Contratos de Emprego e Inserção+ e Estágios Inserção, permitindo aos formandos continuar a desenvolver as suas competências, acreditando em si próprios e nas suas capacidades!

A A2000 agradece a parceria às seguintes entidades: Câmara Municipal de Resende, Junta de Freguesia de Resende, Restaurante O Limoeiro, Restaurante Gentleman, Restaurante Bengalas, Sala D’ artes, Minimercado J. M. Correia & Correia Lda., Pingo Doce de Resende, Minipreço de Resende, Auto Pneus Resendense, Sociedade Unipessoal Lda. e Centro Social e Paroquial de Santa Marinha do Zêzere.

A todas estas entidades o nosso muito obrigado, por nos ajudarem a trabalhar por uma sociedade mais justa e inclusiva, concretizando sonhos!

Testemunhos dos nossos formandos…

“Esta formação foi muito boa, as formadoras e o professor Carlos foram sempre impecáveis, fiz muitos amigos e diverti-me muito! Para além de aprendermos muitas coisas, tivemos momentos muito felizes e divertidos!”

“Passei por três estágios, gostei muito de todos, tive a oportunidade de aprender imensas coisas, não fazia ideia de como era trabalhar num supermercado e agora já sei. (…) Adorei as colegas de trabalho, eram minhas amigas.”

Alice Esteves– Minipreço de Resende

“Eu gostei muito das formadoras e dos colegas e também do professor Carlos!”

Carlos Trindade – Câmara Municipal de Resende – Pavilhão Gimnodesportivo de Resende

“Eu gostei muito de conhecer todas as formadoras: Goreti, Sandra, Sónia, Nídia, Marisa, Isabel, Graciana, Lara e o professor Carlos, estão todos no meu coração! Gostei de todos os colegas, especialmente da Alice e da Teresa, que são brincalhonas e um bocadinho doidinhas, mas muito boas pessoas. A Paula é muito simpática e o Ricardo um brincalhão!”

“Adorei o estágio, todas as pessoas no Centro Escolar são simpáticas e eu gosto muito das crianças, na festa de Natal ensinei a fazer desenhos com balões.”

Cristina Coelho– Câmara Municipal de Resende – Centro Escolar de Resende

“Eu gostei muito desta formação e de estar na Loja Social, e gostava de poder ficar lá a trabalhar. Estive noutros estágios, mas foi deste que eu gostei mais.”

Fernanda Duarte– Câmara Municipal de Resende – Loja Social

“Gostei muito das formadoras, de estar com os amigos e de jogar matrecos.”

Francisco Correia – Câmara Municipal de Resende – Equipa de limpeza e manutenção das vias públicas

“Eu gostei muito de estar na A2000, gostei dos colegas e dos professores. Houve dias de tristeza, mas muitos de muita alegria!”

“Eu gostei muito do meu estágio, todos me trataram bem e ensinaram-me muitas coisas! O Sr. Presidente da Junta é uma pessoa muito boa e muito meu amigo.”

Henrique Fernandes– Junta de Freguesia de Resende

“Iniciei a formação na A2000 para aprender coisas novas (…). As formadoras são todas muito simpáticas e prontas para ajudar em algo que a gente precise. Gostei muito da forma como elas deram a formação, ensinavam de uma forma divertida, mas faziam com que a gente aprendesse.”

“Fui estagiar para a Sala D’ artes e aprendi a fazer lembranças para aniversários, batizados e casamentos e muitos outros trabalhos manuais. Adorei e gostei muito da dona da loja, é uma pessoa extraordinária.”

Paula Pereira– Sala D’ artes

“Eu gostei muito da formação na A2000, gostei das formadoras e do professor Carlos, tenho muitas saudades dele (…). Aprendi muitas coisas e são todos meus amigos.

“O estágio foi o melhor de tudo, já conhecia o Sr. Fernando, o Ricardinho e o Augusto, pois já tinha lá estado no meu tempo de escola. Com este estágio, consegui o meu primeiro emprego. Obrigado a todos!”

Ricardo Rodrigues – Auto Pneus Resendense, Unipessoal Lda.

“Gostei de tudo na formação, das professoras e dos colegas (…). A minha maior alegria foi aprender a ler e a escrever.”

“O meu estágio foi realizar outro sonho, o de trabalhar com crianças e, com esta oportunidade, consegui trabalho no Centro Social. Entrar para a A2000 mudou completamente a minha vida e realizei sonhos que jamais imaginei que fossem possíveis. Muito obrigada de coração, à A2000 e ao Centro Social e Paroquial de Santa Marinha do Zêzere!”

Teresa Carvalho – Centro Social e Paroquial de Santa Marinha do Zêzere

Formandos do Curso 12 “Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade”

Goreti Alexandre, Técnica de Acompanhamento e Inserção

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content