Curso 8 visitou Lamego …

Formandos em Lamego

No passado dia 31, os formandos do curso 8 – Auxiliar de Serviços Gerais II, de Tabuaço, visitaram a cidade de Lamego tendo conhecido o seu património histórico e religioso, nomeadamente o Castelo e o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios.

A atividade, enquadrada na UFCD 3258 – Técnicas de Animação, sugerida já há muito pelos nossos clientes, pretendeu satisfazer a sua curiosidade e promover a sua cultura, desenvolver a capacidade de observação, análise e comunicação e acima de tudo, proporcionar momentos de convívio e animação.

A chegada à cidade deu-se por volta das dez horas e trinta, mas a animação fruiu à partida de Tabuaço, pois tal era a curiosidade de observar um património nunca antes visto, por alguns dos nossos clientes. 

Já dispostos, iniciámos a nossa marcha, que seria subir o escadório monumental até ao Santuário, o que foi concretizado sem dificuldades. E, apesar do calor que se fez sentir, ninguém desanimou! A subida, embora longa, fez-se com tranquilidade e união – os apressados respeitaram os mais pausados e souberam esperar!

Na igreja, houve momentos de reflexão e de deslumbramento, face ao exposto no interior – o altar-mor com a imagem da Nossa Senhora dos Remédios, os vitrais sagrados e os azulejos com cenas da vida da virgem, como também de um certo compromisso pessoal.

À tarde, o passeio prosseguiu… De visita ao castelo, estrategicamente erguido no ponto mais elevado da cidade, os nossos clientes puderam observar a presença islâmica no local e alguns troços da fase pré-românica da fortificação, que se encontram diluídos nas soluções românica e gótica.

Ficaram a conhecer um pouco da sua história, das suas transformações e ainda tiveram a oportunidade de percorrer o adarve do recinto muralhado.

Depois de colhida muita informação e de uns momentos passados com enorme satisfação, o dia chegou ao fim!

Os nossos clientes agradecem, de coração, a todos os que de uma maneira ou de outra lhes proporcionam estes momentos. Em especial, agradecem à Câmara Municipal de Tabuaço, pela sua disponibilidade, quer nos transportes, quer na colaboração constante com a A2000. 

Susana Alves, Formadora

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content