No passado dia 31, os formandos do curso 8 – Auxiliar de Serviços Gerais II, de Tabuaço, visitaram a cidade de Lamego tendo conhecido o seu património histórico e religioso, nomeadamente o Castelo e o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios.
A atividade, enquadrada na UFCD 3258 – Técnicas de Animação, sugerida já há muito pelos nossos clientes, pretendeu satisfazer a sua curiosidade e promover a sua cultura, desenvolver a capacidade de observação, análise e comunicação e acima de tudo, proporcionar momentos de convívio e animação.
A chegada à cidade deu-se por volta das dez horas e trinta, mas a animação fruiu à partida de Tabuaço, pois tal era a curiosidade de observar um património nunca antes visto, por alguns dos nossos clientes.
Já dispostos, iniciámos a nossa marcha, que seria subir o escadório monumental até ao Santuário, o que foi concretizado sem dificuldades. E, apesar do calor que se fez sentir, ninguém desanimou! A subida, embora longa, fez-se com tranquilidade e união – os apressados respeitaram os mais pausados e souberam esperar!
Na igreja, houve momentos de reflexão e de deslumbramento, face ao exposto no interior – o altar-mor com a imagem da Nossa Senhora dos Remédios, os vitrais sagrados e os azulejos com cenas da vida da virgem, como também de um certo compromisso pessoal.
À tarde, o passeio prosseguiu… De visita ao castelo, estrategicamente erguido no ponto mais elevado da cidade, os nossos clientes puderam observar a presença islâmica no local e alguns troços da fase pré-românica da fortificação, que se encontram diluídos nas soluções românica e gótica.
Ficaram a conhecer um pouco da sua história, das suas transformações e ainda tiveram a oportunidade de percorrer o adarve do recinto muralhado.
Depois de colhida muita informação e de uns momentos passados com enorme satisfação, o dia chegou ao fim!
Os nossos clientes agradecem, de coração, a todos os que de uma maneira ou de outra lhes proporcionam estes momentos. Em especial, agradecem à Câmara Municipal de Tabuaço, pela sua disponibilidade, quer nos transportes, quer na colaboração constante com a A2000.
Susana Alves, Formadora