No dia 01 de outubro de 2018, iniciámos o Curso de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II na A2000 em Resende. Todos estávamos ansiosos, mas com muita vontade de começar a formação e aprender coisas novas.
Com o decorrer da formação, passamos de colegas de curso a grandes amigos. Alguns de nós já nos conhecíamos, outros não, mas atualmente consideramo-nos uma família, porque nos preocupamos uns com os outros.
Os formadores mostraram-se sempre disponíveis, prontos para ajudar quando era preciso e a verdade é que aprendemos muitas coisas novas.
O primeiro ano de formação serviu para aprender, aperfeiçoar conhecimentos e adquirir competências pessoais, profissionais e sociais, muito importantes para nos prepararmos para esta nova etapa, a Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT).
Se no primeiro ano estávamos ansiosos, agora a ansiedade aumentou muito. Continuamos a contar com a ajuda da equipa da A2000, mas a responsabilidade é muito maior, pois não temos o formador sempre ao nosso lado para nos apoiar. Sabemos que podemos contar com a equipa da A2000, principalmente com a Dra. Goreti, responsável pela FPCT, mas é impossível não termos medo de falhar, apesar da nossa dedicação e esforço.
Vamo-nos esforçar para ultrapassar todos os problemas e lutar para conseguirmos um emprego. Sabemos que nem tudo vai ser fácil, mas podemos contar com a ajuda de toda a equipa da A2000 e das entidades onde vamos fazer a FPCT.
Agradecemos a todos os formadores e técnicos que nos acompanham e nos ajudam a ultrapassar todos os obstáculos.
Muito Obrigado!
Alguns testemunhos…
“Depois de um ano de sala fui para o Pingo Doce. Estava nervosa, porque estava com receio não dar bem com as colegas (…) a professora Goreti foi comigo fazer a apresentação à chefe da loja que mostrou as secções todas da loja, principalmente o armazém e a charcutaria para onde iria trabalhar e também as colegas.” Alice (Pingo Doce)
“Estou a estagiar no centro escolar de Resende. No primeiro dia apresentaram-me o sítio e as pessoas com quem eu ia trabalhar, mas eu já conhecia toda a gente e gosto muito!” Cristina (Centro Escolar de Resende)
“Eu vim para a formação para aprender mais coisas (…), conheci os meus colegas e formadores (…) quando fui para o estágio fui com curiosidade e o primeiro dia de estágio foi um dia normal.” Francisco (Câmara Municipal de Resende)
“Eu vim para a formação na A2000 para aprender mais e conhecer novos colegas. A formadora ajuda-nos muito (…) estou a estagiar na Junta de Freguesia e o primeiro dia de estágio foi bom.” Henrique (Junta de Freguesia de Resende)
“O estágio para onde gostava de ir era para o Meu Super, no primeiro dia estava um pouco ansiosa, a professora Goreti foi comigo para me apresentar à pessoa que ia ficar responsável para ensinar como é o trabalho no estabelecimento e nesse mesmo dia fiquei a trabalhar e gostei do trabalho e dos colegas.” Paula (Meu Super Resende)
“Depois de um ano na sala fui para o estágio, Auto Pneus Resendense do Sr. Fernando Bengalas. Estava super bem-disposto, porque já conhecia os colegas de trabalho. No primeiro dia a professora Goreti foi-me lá apresentar, mas eu já conhecia a oficina (…) está tudo a correr bem e eu estou a gostar muito.” Ricardo (Auto Pneus Resendense)
“Estava muito nervosa antes de ir para o estágio, com medo de não correr bem, ou de não gostarem de mim, mas está tudo bem. Eu adoro as crianças e as pessoas com quem trabalho.” Teresa (Centro Social e Paroquial de Santa Marinha do Zêzere).
“Eu gosto muito de estar na Câmara.” Carlos (Câmara Municipal de Resende)
“Eu estava muito nervosa com o meu estágio, mas já conheço a senhora do restaurante e isso ajuda muito.” Fernanda (Restaurante o Limoeiro)
“Obstáculos e dificuldades fazem parte da vida. E a vida é a arte de superá-los.”
Mestre DeRose.
Este curso decorre em Resende ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.
Curso 12 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II (Resende)