Curso de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade em Resende inicia FPCT

Formandos do curso

No dia 01 de outubro de 2018, iniciámos o Curso de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II na A2000 em Resende. Todos estávamos ansiosos, mas com muita vontade de começar a formação e aprender coisas novas.

Com o decorrer da formação, passamos de colegas de curso a grandes amigos. Alguns de nós já nos conhecíamos, outros não, mas atualmente consideramo-nos uma família, porque nos preocupamos uns com os outros.

Os formadores mostraram-se sempre disponíveis, prontos para ajudar quando era preciso e a verdade é que aprendemos muitas coisas novas.

O primeiro ano de formação serviu para aprender, aperfeiçoar conhecimentos e adquirir competências pessoais, profissionais e sociais, muito importantes para nos prepararmos para esta nova etapa, a Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT).

Se no primeiro ano estávamos ansiosos, agora a ansiedade aumentou muito. Continuamos a contar com a ajuda da equipa da A2000, mas a responsabilidade é muito maior, pois não temos o formador sempre ao nosso lado para nos apoiar. Sabemos que podemos contar com a equipa da A2000, principalmente com a Dra. Goreti, responsável pela FPCT, mas é impossível não termos medo de falhar, apesar da nossa dedicação e esforço.

Vamo-nos esforçar para ultrapassar todos os problemas e lutar para conseguirmos um emprego. Sabemos que nem tudo vai ser fácil, mas podemos contar com a ajuda de toda a equipa da A2000 e das entidades onde vamos fazer a FPCT.

Agradecemos a todos os formadores e técnicos que nos acompanham e nos ajudam a ultrapassar todos os obstáculos.

Muito Obrigado!

Alguns testemunhos…

“Depois de um ano de sala fui para o Pingo Doce. Estava nervosa, porque estava com receio não dar bem com as colegas (…) a professora Goreti foi comigo fazer a apresentação à chefe da loja que mostrou as secções todas da loja, principalmente o armazém e a charcutaria para onde iria trabalhar e também as colegas.” Alice (Pingo Doce)

 “Estou a estagiar no centro escolar de Resende. No primeiro dia apresentaram-me o sítio e as pessoas com quem eu ia trabalhar, mas eu já conhecia toda a gente e gosto muito!” Cristina (Centro Escolar de Resende)

 “Eu vim para a formação para aprender mais coisas (…), conheci os meus colegas e formadores (…) quando fui para o estágio fui com curiosidade e o primeiro dia de estágio foi um dia normal.” Francisco (Câmara Municipal de Resende)

 “Eu vim para a formação na A2000 para aprender mais e conhecer novos colegas. A formadora ajuda-nos muito (…) estou a estagiar na Junta de Freguesia e o primeiro dia de estágio foi bom.” Henrique (Junta de Freguesia de Resende)

 “O estágio para onde gostava de ir era para o Meu Super, no primeiro dia estava um pouco ansiosa, a professora Goreti foi comigo para me apresentar à pessoa que ia ficar responsável para ensinar como é o trabalho no estabelecimento e nesse mesmo dia fiquei a trabalhar e gostei do trabalho e dos colegas.” Paula (Meu Super Resende)

“Depois de um ano na sala fui para o estágio, Auto Pneus Resendense do Sr.  Fernando Bengalas. Estava super bem-disposto, porque já conhecia os colegas de trabalho. No primeiro dia a professora Goreti foi-me lá apresentar, mas eu já conhecia a oficina (…) está tudo a correr bem e eu estou a gostar muito.” Ricardo (Auto Pneus Resendense)

 “Estava muito nervosa antes de ir para o estágio, com medo de não correr bem, ou de não gostarem de mim, mas está tudo bem. Eu adoro as crianças e as pessoas com quem trabalho.” Teresa (Centro Social e Paroquial de Santa Marinha do Zêzere).

 “Eu gosto muito de estar na Câmara.” Carlos (Câmara Municipal de Resende)

 “Eu estava muito nervosa com o meu estágio, mas já conheço a senhora do restaurante e isso ajuda muito.” Fernanda (Restaurante o Limoeiro)

 “Obstáculos e dificuldades fazem parte da vida. E a vida é a arte de superá-los.”

Mestre DeRose.

 Este curso decorre em Resende ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Curso 12 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II (Resende)

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content