“Dá mais valor ao Nós que ao Eu”

Enfermeiras Anabela Queirós e Ângela Pinto com formandos em sala de formação

No passado mês de junho, tivemos a visita das Enfermeiras Anabela Queirós e Ângela Pinto da UCC – Unidade de Cuidados da Comunidade de Baião, com o objetivo da realização de uma ação de sensibilização sobre o apoio domiciliário na pessoa idosa e os cuidados a prestar na prevenção de problemas de saúde.

Esta ação foi muito gratificante para nós, pois escutar na primeira pessoa profissionais de saúde que, todos os dias andam no terreno e conhecem a realidade do setor da terceira idade, mostrou-nos a realidade das dificuldades que os cuidadores formais e informais sentem ao dar este apoio e as vulnerabilidades dos próprios idosos.

Aproveitámos a presença das Enfermeiras e foi-lhes pedido que abordassem o tema da Covid-19 e os seus mecanismos de transmissão e prevenção. Para este tema, as enfermeiras realizaram uma atividade para demonstrar a facilidade de contágio do vírus, através de purpurinas que simulavam as gotículas portadoras do vírus. A enfermeira simulou um espirro para a mão que ficou cheia de gotículas, neste caso cheia de purpurinas, e cumprimentou a outra enfermeira que cumprimentou um dos nossos colegas e assim sucessivamente até todos termos sido cumprimentados. No final, todos nós tínhamos as mãos contaminadas de purpurinas. Bastava levar as mãos às vias respiratórias e o vírus entrava no nosso organismo. Este exercício exemplificou de forma muito clara a transmissão rápida e fácil da Covid-19. De seguida, passaram à explicação do procedimento de lavagem das mãos divulgada pela DGS – Direção Geral da Saúde. Utilizando umas luvas e sabão de cor, conseguimos ver todas as zonas das mãos que devem lavadas e nós repetimos todos os passos. No que toca à utilização da máscara e viseira, a enfermeira demonstrou a correta forma de utilização para uma maior eficácia preventiva.

No final, as enfermeiras mostraram-se disponíveis para responder às nossas questões e deixaram um conselho valioso para todos: “Quem tem todos os cuidados preventivos… cuida de si e dos outros… por ti, por mim, por todos”

Este curso decorre em Baião ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.

Curso Ação 2 – Assistente Operacional (Baião)

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content