Depois da Higiene, Vamos Para a Festa!  

O tempo está a passar muito rápido, já estamos a frequentar o curso há oito meses. Têm sido muitas as experiências e as aprendizagens.

Na UFCD 8853 – Prestação de cuidados humanos básicos – higiene e apresentação pessoal, simulamos a técnica de fazer a cama com e sem o idoso nela deitado (quem fez de idoso divertiu-se bastante!). Temos abordado outros temas, como cuidados de higiene pessoal e conforto, técnicas de banho, técnicas de vestir e despir, ajudas técnicas de apoio e higienização dos espaços, entre outros.

São muitos os conhecimentos que estamos a adquirir nesta área, contudo temos de ressalvar um, que para nós foi o mais importante, o respeito pelo idoso e pela sua intimidade. É essencial termos em conta que quando estamos a cuidar da higiene de um utente estamos a lidar com uma componente muito íntima do seu corpo e da sua vida. Muitas vezes, essa pessoa nunca mostrou o corpo a mais ninguém (a não ser ao companheiro ou companheira) e agora tem um “estranho” a tocar no corpo dela e a realizar uma tarefa considerada tão básica e essencial como o banho. Por estes motivos, temos sempre de manter o máximo de privacidade do utente, bem como garantir a sua integridade, quer em termos físicos, quer em termos morais. Devemos respeitar a vontade do utente, incentivar que ele faça o máximo possível sozinho e tentar ir de encontro às suas preferências e necessidades, quer em termos de higiene quer em termos de vestuário.

Já na UFCD 3531 APCDI – Produção alimentar – mise-en-place, temos realizado trabalhos um pouco mais práticos e desta vez fizemos a decoração de mesas e tabuleiros, sentimo-nos uns verdadeiros organizadores de festas e gostámos muito do trabalho final, mas também percebemos que organizar uma festa não é uma tarefa fácil, é bastante cansativo, e nunca sabemos se vai agradar a toda a gente.

Por cá, iremos continuar a trabalhar e adquirir novos conhecimentos!!!!

Curso 6 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários,

Raquel Santos, Formadora

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content