Desafia-te a Incluir

O mês de outubro fica marcado por dois temas de grande relevo, que abordam os conceitos de justiça social, inclusão e acessibilidade sob diferentes perspetivas: As eleições autárquicas e o Dia Municipal para a Igualdade.

A questão das eleições, remete-nos para o artigo 29 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que estabelece que os Estados devem assegurar às pessoas com deficiência o direito a votarem e serem eleitas, sem discriminação, garantindo a acessibilidade nos locais e materiais de votação; o direito ao voto secreto; a possibilidade de receberem assistência, se a pessoa quiser.

O direito a participar na vida política e pública é um direito absoluto e não deve ser limitado por razões de deficiência — nem física, nem sensorial, nem intelectual ou psicossocial. Por este motivo, publicamos um vídeo sobre o mito “A pessoa com deficiência não pode votar”. O objetivo é lembrar a importância deste direito, sensibilizando as famílias a as próprias PCDI para este direito.

O Dia Municipal para a Igualdade, celebra-se desde 24 de outubro de 2010, e envolve centenas de organizações da sociedade civil e entidades públicas que promovem os valores da igualdade, inclusão e participação em todo o território nacional. Este ano, numa parceria com o Município de Armamar, participamos numa ação de sensibilização sobre Igualdade, abordando o tema da sexualidade da pessoa com deficiência como uma dimensão do Direito à Vida Independente. Para o efeito, convidamos a APC de Viseu a apresentar o projeto Sex in life que decorreu em vários países e trabalhou o tema da sexualidade. Por ser um tema encarado com muito preconceito e falta de conhecimento, o objetivo foi desmistificar, junto de profissionais, familiares e até mesmo das próprias pessoas com deficiência, dando-lhes ferramentas para compreender todo o processo da sexualidade e dos afetos junto deste público.

Promover a igualdade na dimensão da sexualidade significa reconhecer direitos, valorizar experiências subjetivas, garantir acesso à educação sexual e combater práticas discriminatórias. Essa mudança necessita do envolvimento de famílias, profissionais e sociedade, para que pessoas com deficiência possam viver sua sexualidade de forma integral e responsável.

No dia em que se assinala o Dia Municipal da Igualdade, lançamos a rúbrica “Histórias que Brilham”, em que os nossos clientes entrevistam pessoas com histórias de superação e resiliência.

Iniciamos a apresentação com uma entrevista a António Santos, jovem atleta de 17 anos, natural de Tabuaço, que nasceu com uma agenesia do braço esquerdo e que recentemente, brilhou nos Jogos Europeus da Juventude, ao sagrar-se campeão Para Europeu, na prova dos 100 metros de sub-20. O António cresceu com a certeza de que o seu valor não se mede pelos membros que tem, mas pelas capacidades, sonhos e atitudes que cultiva no dia a dia.

No âmbito do projeto “Desafia-te a Incluir”, os clientes de Tabuaço tiveram a oportunidade de visitar a rádio Clube de Lamego. Esta visita, está integrada no plano de atividades do referido projeto e o objetivo é sensibilizar os media locais para a questão dos direitos das pessoas com deficiência. Assim, os clientes entrevistaram a locutora presente e ficaram a conhecer todo o trabalho que é feito por esses profissionais. Esta entrevista passará nas nossas redes sociais, muito em breve. Agradecemos à rádio Clube de Lamego, na pessoa do Prof. Júlio, por ter aceite este desafio e à locutora Remédios pela sua simpatia e acolhimento tão caloroso.

Relembramos que o projeto “Desafia-te a Incluir”, cofinanciado pelo INR, engloba várias iniciativas dirigidas a diferentes públicos, sempre com o objetivo de os consciencializar para o seu papel na construção de uma sociedade mais empoderadora e fomentadora da autonomia, da autorrepresentação e da vida independente.

Alexandra Santos, Técnica da A2000 

Notícias Relacionadas

Entre Bruxas, Desporto e Caminhadas ao Sol!

10 de Novembro, 2025

Mês da Saúde Mental

10 de Novembro, 2025

A Responsabilidade Social das Empresas

10 de Novembro, 2025
Skip to content