Em novembro, atividades mil!
Este mês fica marcado pelas imensas atividades que realizamos.
Numa parceria com os agrupamentos de escolas de Armamar e Tabuaço, a quem muito agradecemos o acolhimento e disponibilidade que nos dispensaram, realizamos várias atividades com os alunos dos diferentes níveis escolares.
Lançamos o desafio “Um olhar sobre a Autonomia” (concurso de fotografia), com o objetivo de sensibilizar para a importância da autonomia das pessoas com deficiência junto dos alunos do secundário. Pretende-se que através da fotografia, os alunos identifiquem, exemplos de barreiras nos transportes, barreiras arquitetónicas, instrumentais, comunicacionais, sociais ou atitudinais que limitem a inclusão, a acessibilidade e a mobilidade das pessoas com limitações na sua autonomia, na escola e na comunidade envolvente, propondo soluções para as eliminar ou minimizar. Esta atividade estará em vigor até ao dia 12 de dezembro e, posteriormente, os trabalhos serão expostos num local a definir.
Também junto deste público, lançamos o “Escola Alerta”. Em vídeo, os clientes da A2000 entrevistam os alunos, e pedem sugestões para uma escola e uma comunidade mais inclusiva. Este vídeo será lançado nas redes sociais da A2000 e, com esta iniciativa, pretendemos incentivar a opinião crítica dos alunos sobre temas como a inclusão e autonomia das pessoas com deficiência.
Junto do público mais novo (pré-escolar e 1º ciclo), contamos e dinamizamos o conto “Orelhas de Borboleta” com o objetivo de sensibilizar, de forma acessível, temas como a inclusão, a tolerância e a aceitação das diferenças. No final, levaram borboletas, feitas por nós, como recordação desta atividade. Esta ação foi realizada na Biblioteca Municipal de Armamar e na Biblioteca do Centro Escolar de Tabuaço.
Paralelamente, no dia que se assinalou a LGP (Língua Gestual Portuguesa), lançamos mais um vídeo com o mito “As pessoas com deficiência não sabem comunicar”, lembrando que a comunicação acessível é um pilar essencial para a construção de comunidades verdadeiramente inclusivas.
Na nossa rúbrica “Histórias que brilham”, contamos mais uma história de superação, desta feita da Dª. Natália Morgado, natural de Armamar, que sendo privada da visão muito cedo, cresceu com a certeza de que o seu valor não se mede pelas barreiras sensoriais.
Ainda com a multimédia em foco, realizamos alguns vídeos com entrevistas a empregadores, que, atempadamente, serão publicados nas nossas redes sociais. Estejam atentos!
Relembramos que o projeto “Desafia-te a Incluir”, cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, IP), engloba várias iniciativas dirigidas a diferentes públicos, sempre com o objetivo de os consciencializar para o seu papel na construção de uma sociedade mais empoderadora e fomentadora da autonomia, da autorrepresentação e da vida independente.
Alexandra Santos, Técnica da A2000





