Dezembro de amor e dignidade… com cheirinho a natal!

Fotos de grupo de Murça, Tabuaço e Armamar e Logotipo do INR

Num mês de dezembro em que o frio começou a apertar, o ambiente nas salas do projeto «Estou Aqu!» esteve quentinho, repleto de amor e afeto, com um delicioso «cheirinho» a Natal!

 E o Amor foi mesmo a emoção trabalhada num mês de dezembro tão propício a gestos de solidariedade e afetividade. Rodeados das pessoas de que mais gostamos relembramos as memórias e recordações dos vários Natais das nossas vidas… Muito há a dizer sobre o significado de Amor, e uma coisa que descobrimos foi que o amor pode ser de vários tipos, um dos quais, e muito importante, é o «amor-próprio» – afinal, se  não gostarmos de nós próprios e não nos esforçarmos por ser um pouquinho melhores a cada dia, quem o fará melhor?!

 Outro tipo de amor que abordámos foi o amor ao próximo, um amor que, para cada um de nós, pode manifestar-se de várias formas e dirigir-se a várias pessoas importantes nas nossas vidas. Neste sentido, nos três Concelhos onde decorreu o Projeto, quisemos levar um pouco de «amor» para casa, e cosemos, recortámos e decorámos uns lindos corações que colocámos nas nossas árvores de Natal, a fim de sentirmos esta emoção sempre presente nas nossas vidas. Para além disto, em Armamar e Tabuaço, graças ao Agrupamento do CNE 840 de Moura Morta, que fez uma recolha de brinquedos solidária, tivemos a oportunidade de saber como é bom dar… cada um escolheu uma pessoa especial para si e depois selecionou um brinquedo para lhe oferecer como gesto de Amor – foi uma experiência diferente e única!

 Dezembro foi também o mês de trabalhar o Direito à Dignidade, que poderá ser considerado como a base de todos os Direitos Humanos, pois todos eles existem para que o ser humano seja tratado com dignidade. Mas, afinal, o que é isso de ser «digno»?!

Para compreendermos melhor o que significa este conceito, vimos que a dignidade é “uma característica de atributo moral que incita o respeito” e que é um Direito que deve ser cumprido para que não haja ninguém a ser rebaixado ou tratado indignamente. Vimos também que a dignidade é aquilo que nos representa e o que queremos ver ao espelho. Até nos olhámos ao espelho para percebermos o que víamos no nosso reflexo, e encontrámos em nós pessoas dignas e cheias de valor!

E, para colocarmos ao serviço dos outros o valor que descobrimos ter em nós e queremos transmitir a quem nos rodeia, associámo-nos a iniciativas que geraram uma «bola de neve de amor», onde pudemos dar e receber. Em Murça, aliámo-nos à recolha solidária de brinquedos promovida pelo CLDS 4G Murça – Milhões de Esperanças, e ajudámos algumas crianças a terem um Natal mais feliz! E também recebemos, no final deste mês, uma prendinha das técnicas que nos acompanharam durante este projeto! Gratidão, pelo facto de o caminho delas se cruzar com o nosso!

E para terminar o ano da melhor forma possível, tivemos a oportunidade de assistir à Apresentação de Resultados do “Estou Aqu!”, onde, para além dos nossos testemunhos, pudemos ouvir também alguns familiares e entidades, que sublinharam a importância de projetos como este para fazerem dos nossos dias mais felizes, com amor e afeto, e respeito pela dignidade que todos temos! Um obrigado a todos, por nos acompanharem nesta aventura! E votos de um 2022 em que «Estejamos Aqui», a viver mais momentos de amor e solidariedade!

As técnicas

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content