DIA DO LIVRO – CRIAÇÃO DE UM MANUAL DE PRIMEIROS SOCORROS

Formandos desenvolvem trabalhos manuais de criação de manual e estojo de primeiros socorros

UFCD PBS – Princípios Básicos de Socorrismo

Objetivo:

  • Perceber o conceito de socorrismo, mencionando duas técnicas básicas de socorrismo;
  • Estimular o gosto pela escrita e pela leitura.

Descrição – No passado dia 23 de abril, o curso 1, ação 9 Assistente Operacional de Resende, comemorou o Dia do Livro. No seguimento desta comemoração, os formandos criaram um pequeno Manual de Primeiros Socorros, que vão atualizando ao longo da formação com pequenos textos alusivos às temáticas e conteúdos abordados.

Foram realizados moldes em cartolina eva e feitas colagens para esse efeito e o passo seguinte é fornecer aos formandos referenciais que enriqueçam o seu repertório no que diz respeito às técnicas de assistência e primeiros socorros. Esta atividade serviu para que os formandos escrevessem e ilustrassem um livro destinado a ser um Manual de Primeiros Socorros e poder ser consultado sempre que necessário e, para além disso, fomentar neles o gosto pela escrita e pela leitura.

O Dia do Livro e esta atividade desenvolvem interesses intelectuais e faz com que os formandos acedam a recursos em que podem passar para o papel as histórias criadas por eles mesmos acerca da temática e colocando, passo a passo, toda a informação que considerem necessária para o conhecimento de todos.

Para isso foi definido um planeamento do livro: inicialmente definimos o tema do livro, pensamos nos capítulos, estabelecemos os objetivos e prazos e criamos e procuramos imagens e ilustrações para desenvolvermos o projeto. Os formandos demonstraram bastante interesse pela atividade, visto ser algo que lhes desperta um interesse próprio. Dito por eles, “estes temas são muito importantes para a nossa vida diária, pois aprendemos e podemos dar a conhecer a quem não souber, como agir quando existem feridas abertas, como tratar de uma queimadura, como aplicar um garrote. Com estes conhecimentos, podemos ajudar a nossa família numa situação de aflição ou acidente”.

Marisa Cardoso, Formadora da A2000

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content