Dia Internacional pela eliminação da violência contra as mulheres

palestra denominada Violência no Namoro

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres assinala-se anualmente no mês de novembro.

Esta data foi instituída pela Resolução 52/134 da ONU. O seu propósito é alertar para este grave problema que atinge as mulheres, tanto em sua casa como no local de trabalho, quer a nível psicológico ou físico A União Europeia está fortemente comprometida em prevenir e condenar qualquer crime desta natureza, levando a efeito uma mobilização com os seus parceiros a nível institucional, procurando reforçar os quadros jurídicos e o apoio às vítimas.

O CLDS 4G Murça – Milhões de Esperanças dedicou duas das suas ações à abordagem desta problemática, dinamizando palestras e ações de sensibilização enquadradas no público-alvo do projeto.

Violência no namoro

Decorreu no passado dia 27 de outubro uma palestra denominada Violência no Namoro, efetuada em parceria com a APAV de Vila Real – Equipa Móvel, para os estudantes da EPM – Escola Profissional de Murça, como forma de sensibilizar, prevenir e atuar na promoção de uma cultura de igualdade e não-violência.

A prevenção da violência obriga a um trabalho exigente e desafiante, tendo como premissa que “a violência no namoro é a antecâmara da violência doméstica”.

Violência financeira a pessoas com deficiência e incapacidade

Durante o mês de novembro, foi também efetuada uma ação de esclarecimentos acerca da violência financeira a pessoas com deficiência e incapacidade (PCDI), promovida pela APAV de Vila Real – Equipa Móvel.

Foi considerada por nós uma ação prioritária, tendo em consideração o número de PCDI´s integradas neste projeto e no desiderato de que a base da cidadania e inclusão social se inicia na informação disponibilizada, explicitando o conceito de exploração danosa.

Sofia Borges, Coordenadora CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças

Notícias Relacionadas

Doador do mês

10 de Maio, 2022

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2022

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2022
Skip to content