Dia Mundial da Alimentação

Formadora e formandos em sala a fazer trabalhos manuais

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de Outubro. A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em Novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Neste dia  relembramos a importância de uma alimentação saudável para o bom funcionamento do organismo. Uma forma de adquirir uma alimentação saudável é através da Pirâmide Alimentar. Esta consiste num gráfico que sistematiza os alimentos de acordo com suas funções e os seus nutrientes, cada porção da pirâmide representa um grupo de alimentos e a quantidade recomendada diariamente.

Os alimentos que precisam de ser consumidos em maior quantidade estão na base da pirâmide. Enquanto os alimentos que precisam ter o consumo moderado estão no topo. Na base da pirâmide, estão os alimentos energéticos, os quais são ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e arroz. Eles devem constar em todas as refeições. As frutas, verduras e legumes devem ser consumidas em três porções durante o dia. Este grupo inclui os alimentos reguladores e estão na porção intermedia da pirâmide. 

Assim decidimos assinalar este dia com a realização de marcadores de livros com imagens de frutas e legumes, bem como um cartaz que ficará exposto na sala de formação para de vez em quando nos relembrar que precisamos manter uma alimentação saudável de forma a sentirmo-nos com energia para enfrentar o dia a dia.

Graciana Coelho, Formadora 

Curso 7 – Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II (Vila Real)

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content