DIA MUNDIAL DAS COMPETÊNCIAS DOS JOVENS

Formandos em atividade com computadores na sala de formação

No dia 15 de julho de 2021, a ação 8 do Curso Assistente Operacional, de Poiares, encetou várias atividades que tiveram como ponto de partida a Componente de Formação Cidadania e Empregabilidade sob o tema “Dia Mundial das Competências dos Jovens”, que se comemorou nesse dia.

Os formandos foram convidados a refletir sobre a importância do desenvolvimento de competências para a melhoria das suas vidas pessoais e profissionais.

Assim, começámos pela recolha de várias ideias prévias dos formandos sobre o que é uma competência e quais as competências mais importantes para eles, de onde se concluiu que o conseguir trabalhar em grupo ou equipa foi dos mais mencionados. De seguida, iniciou-se um pequeno debate sobre as opções escolhidas e fizemos o registo escrito das mesmas.

Posteriormente, em função dos conteúdos/objetivos da Componente Tecnologias da Informação e Comunicação, os formandos fizeram uma pesquisa na internet sobre algo que tinham debatido sobre o trabalhar em equipa. Desta forma, em pequenos grupos (com a total segurança), o formador propôs a procura on-line das diferenças entre equipa e grupo, assim como os vários tipos de grupo (conteúdos de Cidadania e Empregabilidade). Desta pesquisa resultou um pequeno trabalho elaborado no programa Word, que foi apresentado assim que terminado.

Mais tarde, realizou-se uma ficha de trabalho de forma a consolidar os assuntos tratados ao longo do dia de formação, terminando com a elaboração de um símbolo/marca/emblema do trabalho em equipa, tão falado ao longo do dia como competência fundamental para os jovens terem sucesso pessoal e profissional.

Por fim, assistiu-se a pequenos vídeos sobre a importância do trabalho em conjunto e refletiu-se sobre eles.

Formandos do Curso 8 “Assistente Operacional”

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content