Os formandos do Curso 9 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários de Tabuaço iniciaram no decorrer do mês de dezembro a Componente Base Cidadania e Empregabilidade, que tem a duração de 150 horas. Um dos temas que foi inicialmente abordado está relacionado com os direitos: “interagir com os outros: direitos, liberdades e garantias fundamentais”.
Iniciou-se o tema definindo o conceito de direito e de dever sendo que o primeiro é o sistema de normas que regula as condutas humanas e os deveres são os comportamentos e atitudes que devemos ter para com os outros.
Seguidamente os formandos realizaram um trabalho individual onde definiram os principais direitos e deveres enquanto cidadãos. Após a pesquisa elencaram os mesmos:
Direitos:
· Direito à vida.
· Direito à reputação.
· Direito à Liberdade de expressão.
· Direito à manifestação nos termos da lei.
· Direito a liberdade e a segurança.
· Direito a assistência jurídica.
· Direito ao voto.
· Direito de propriedade.
· Direito ao trabalho.
· Direito à greve.
· Direito à educação.
· Direito à saúde.
· Direito a assistência na incapacidade e na velhice.
Deveres dos cidadãos:
· Votar para escolher os nossos governantes.
· Cumprir leis.
· Respeitar os direitos sociais das outras pessoas.
· Prover o sustento dos nossos parentes próximos com o nosso trabalho.
· Educar e proteger os nossos filhos.
· Proteger a natureza.
· Proteger o património comunitário.
· Colaborar com as autoridades.
Terminaram este trabalho referindo que um bom cidadão deve ter direitos e deve conhecê-los e saber como os reivindicar mas que tem também de respeitar os deveres para que assim exista um bom ambiente civil e para que todos consigam conviver em sociedade.
Sofia Barros, formadora
Curso 9 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários