Direitos? Todos temos…

O grupo de formandos do Curso 1 – Ação 5 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, a decorrer em Chaves, trataram de explorar o tema dos direitos humanos e também, das crianças em específico.

O conteúdo “Direitos, deveres, liberdades e garantias” consta do referencial da unidade de formação Cidadania, Comunidade e Ambiente e surge com o objetivo dos formandos identificarem direitos e deveres fundamentais dos cidadãos.

Os formandos ficaram divididos em grupo e começaram por analisar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de onde retiraram conceitos base. Após, optaram por três direitos humanos possíveis de materializar com materiais recicláveis.

Neste sentido, elaboraram uma lista de possíveis objetos a construir, que fossem representativos dos direitos escolhidos, bem como os materiais necessários para a atividade.

Desta atividade resultou então um martelo, representativo do Direito ao Trabalho; um livro, representativo do Direito à Educação; uma família, representativa do Direito a casar e constituir uma família; uma gaiola, representativa do Direito à Liberdade; um mapa, representativo do Direito ao Asilo e, por fim, os ícones balança e malhete, representativos do Direito à Justiça.

Relativamente ao tema dos Direitos das Crianças, os formandos foram também divididos e foi-lhes fornecida a Declaração dos Direitos da Criança, a qual analisaram e retiraram as ideias-base.

Cada grupo teve a oportunidade de decidir a melhor forma de representar, através de um cartaz, os 10 princípios da respetiva declaração.

Com o apoio do computador, pesquisaram algumas imagens sobre a temática e alguns formandos usaram o programa de processamento de texto Microsoft Word para apresentarem os princípios dos Direitos da Criança.

Ambas as sessões resultaram muito bem, contudo a primeira superou as expetativas, foi gratificante perceber que os formandos tiveram a capacidade de transformar alguns dos direitos humanos em objetos.

A atividade prática nas sessões ajuda não só a nível do desenvolvimento da motricidade fina, bem como na aquisição de aprendizagens mais duradouras.

Curso 1 – Ação 5 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Ana Marisa Camilo, Formadora

A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade  é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.

Notícias Relacionadas

Assembleia-Geral Extraordinária

11 de Agosto, 2025

Luxo com Autenticidade: O Novo Rumo do Turismo no Douro

8 de Agosto, 2025

Lídia Roças está integrada através de um Contrato Emprego Inserção +. no Centro Social, Recreativo e Cultural de Vilar de Maçada

8 de Agosto, 2025
Skip to content