E não é que aprendemos a produzir sabonetes!

Formanda faz sabonetes à mão

Tínhamos pensado numa visita ao Centro de Ciência Viva para aprendermos a fazer sabonetes, mas devido à pandemia que atravessamos, tal atividade não foi possível e, então, vieram os sabonetes até nós.

No âmbito da unidade de formação 3549 – Higiene da Pessoa Idosa em Lares e Centros de Dia nós, formandos do curso 2, ação 1 de Auxiliar de Serviços Gerais II produzimos sabonetes de forma artesanal. A aula prática decorreu com todas as medidas de segurança e prevenção que o momento que atravessamos impõe.

A formadora explicou de forma breve e sucinta todo o processo de confeção e depois, cada um na sua vez, pôde participar na atividade.

Começámos por ralar o sabonete para um recipiente e depois adicionamos 250 ml de água. De seguida, mexemos com uma colher, colocámos o preparado dentro de uma panela e levámos ao fogão em lume brando, sem nunca parar de mexer. Por fim, deixámos o preparado arrefecer um pouco e vertemo-lo para formas de silicone. Os sabonetes ficaram em repouso durante mais de 6 horas para ser mais fácil e seguro desenformá-los.

No final, cada um de nós levou para casa um sabonete artesanal e o conhecimento de uma nova técnica que nos pode ser útil no futuro ou mesmo no nosso dia a dia na elaboração de sabonetes para uso pessoal.

A sessão foi bastante enriquecedora, aprendemos bastante e tivemos a oportunidade de ter uma aula prática, que é algo que nós gostamos bastante.

Este curso decorre em Armamar ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português

Curso 2 – Ação 1 – Auxiliar de Serviços Gerais II – Armamar

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content