Em junho, com o objetivo de trabalhar as medidas de grandeza e os instrumentos de medição, os formandos do Curso 9 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários a decorrer em Tabuaço, confecionaram um bolo de caneca.
No âmbito da ufcd MV – Matemática para a Vida, iniciamos um diálogo acerca das medidas de grandeza e dos instrumentos de medição que podemos usar quando estamos a confecionar um bolo. Os formandos foram intervindo e dando a sua opinião, pois nas suas casas é hábito o uso de balanças, instrumento que não usamos, desta vez, na confeção da nossa receita.
Para confecionarmos o bolo da caneca, usamos apenas uma colher da sopa como instrumento de medição e a mistura de todos os ingredientes fez-se numa caneca.
Inicialmente, juntamos na caneca todos os ingredientes líquidos e, só depois de bem misturados, é que adicionamos os ingredientes sólidos. Envolvemos esta mistura de modo a não existirem grumos na nossa massa e colocamos no microondas durante três minutos na potência máxima.
Depois de nos deliciarmos com este pequeno doce, debatemos o fato de podermos medir os ingredientes das receitas com os mais diversos instrumentos (balança, copo, caneca, colher, entre outros). Também fizemos a distinção entre as medidas de grandeza (Litro para ingredientes líquidos e Quilo para ingredientes sólidos) quando o instrumento de medição é, por exemplo a balança.
Foi uma tarde dedicada à aquisição de novos conhecimentos, à partilha de ideias e a saborear um belo de um bolo de chocolate, que nos soube a pouco.
Curso 9 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Ana Marisa Camilo, Formadora