Editorial  

Um futuro com ousadia e confiança 

Uma narrativa de 22 anos

No dia 7 de setembro do ano 2000 “nascia” a Associação 2000 de Apoio a Desfavorecidos – A2000,  fundada por um grupo de 9 pessoas (Marina Teixeira; António Ribeiro; Sandra Pereira; Soledade Mesquita; Alice Mesquita; Preciosa Lousada; Armandina Pereira; Inês Relva e Aníbal Prior ) que, apesar das tenras idades, tiveram a vontade, a coragem e a audácia de arriscar… queriam e achavam que conseguiam mudar o mundo!

Uns meses mais tarde, em reunião de Assembleia Geral, deliberou-se alterar o nome para Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000, retirando totalmente algum cariz negativo que a palavra “desfavorecidos” poderia representar.

Desse grupo das pessoas iniciais, mantiveram-se até hoje na Associação 4 pessoas (António Ribeiro, Marina Teixeira, Soledade Mesquita e Manuela Santos) que ainda pertencem aos órgãos sociais e/ou trabalham na A2000.

Durante esta aventura de 22 anos, passámos por muitas coisas boas e algumas (muito poucas) coisas más. Muitas vezes tivemos medo, mas continuámos, arriscámos tudo e mais, fomos ao limite, expandimos, crescemos e fomos revolucionários. Fomos capazes de construir um castelo com todas as pedras do caminho. E que grande castelo este!!

Confesso, e até arrisco falar por toda a equipa que está connosco, que fomos muito malucos, que o continuamos a ser, que somos teimosos e que aqui estamos (ao fim de 22 anos) contra muitos poderes instalados e pouco democráticos! Parece que temos que voltar a arriscar tudo e isso volta a dar medo, e um medo ainda maior, por termos uma consciência mais refinada do que há 22 anos.

Mas confesso também, e volto a arriscar falar em nome de todos vós, de toda a equipa e de toda a «família» da A2000, que somos donos da maior vontade do mundo e de uma audácia sem limites, que nos impulsiona com tenacidade para a concretização deste sonho tão grande que é a materialização do projeto PARES 3.0 (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3.ª Geração ) que,  apesar do contexto externo adverso (preço galopante dos combustíveis, da eletricidade e do gás, a inflação, o aumento das taxas de juro…), significará a consolidação da A2000 e o apoio a mais 100 pessoas com deficiência ou incapacidade e a criação de 55 novos postos de trabalho, através da entrada em funcionamento de 2 Lares Residenciais, 1 CACI (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão) e 2 Residências Autónomas.

Apesar desta vontade enorme e de um medo quase maior, vamos em frente com ousadia, o enorme esforço e a confiança que sempre tivemos, porque aquele grupo de 9 fundadores cresceu e multiplicou-se, e hoje somos realmente fortes e arrojados o suficiente para chegarmos onde quisermos!

Tem sido sempre assim, mas nunca foi realmente fácil, embora pareça! Muito obrigado a todas as pessoas que fizeram parte desta narrativa de 22 anos (utentes/clientes, trabalhadores, dirigentes, fornecedores, doadores e financiadores). Continuamos a precisar de todos! Vivam todas essas pessoas! Viva a A2000!!

António Ribeiro, Presidente da Direção

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content