Eixo I e Eixo III

Feira Franca de Murça

Durante os dias 8, 9 e 10 de julho estivemos na Feira Franca de Murça, onde a tradição, o emprego e a preparação do futuro dos jovens murcenses foram as temáticas principais das muitas atividades realizadas!

Começando pela tradição, envolvemos os nossos idosos do Eixo III – Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa na realização de um evento tradicional aberto ao público do nosso concelho, em que eles puderam não só apresentar as suas atividades aos visitantes, como expor e vender os seus próprios produtos.

A adesão dos clientes foi um enorme sucesso, e os fundos angariados reverteram para a A2000, no sentido de apoiar a Associação na sua missão social!

O Eixo I – Emprego, Formação e Qualificação teve, por sua vez, uma enorme panóplia de atividades, direcionadas a pessoas desempregadas e jovens Murcences que concluíram o sistema de ensino, tendo por base uma plataforma de promoção do emprego, através da criação de um elo de ligação entre pessoas à procura de emprego e entidades empregadoras.

Na Atividade 1 – Transform’arte, alguns destinatários puderam usufruir de mini-experiências de trabalho, com produtos típicos locais, em que «deram asas» à criatividade e imaginação para produzirem resultados fantásticos;

Já na atividade 2 – Abrir Caminhos, partimos com a premissa de que a procura ativa de emprego pode ser uma descoberta de talentos, de pontos fortes de oportunidades pessoais e profissionais! Neste sentido, realizámos no dia 8 de julho uma divulgação de pitch’s de apresentação de destinatários desempregados a entidades empregadoras. Podemos dizer-vos que as competências de apresentação, aliadas às novas tecnologias, foram uma agradável surpresa para todos. O «feedback» dos empresários foi extremamente positivo à praticidade desta nova abordagem que, de forma clara e sintética, permite tecer as primeiras impressões sobre a adequação do perfil da pessoa ao posto de trabalho pretendido.

Na Atividade 5 – Núcleo Facilitador, o tecido empresarial mais representativo do concelho esteve presente na Feira Franca de Murça, sendo possível à equipa técnica uma maior proximidade com os representantes das mesmas e auscultação direta de diversas empresas / entidades empregadoras para a aplicação de possíveis medidas ativas de emprego.

Na Atividade 6 – Encontro Entre Mundos, procuramos que os mundo empresarial e de candidatos a emprego, se unissem numa sinergia de partilha de percursos e dificuldades. Acreditamos que esta empatia e compreensão mútua sensibiliza todos os participantes para a inclusão profissional e um desempenho laboral articulado com as diversas entidades empregadoras.

Na Atividade 7 – Construir Futuros, ainda direcionada para jovens, quisemos «espalhar» Milhões de Esperanças e validar junto de ex-alunos que terminaram/abandonaram o sistema de ensino, o seu percurso de vida, a capacitação no processo de tomada de decisões e a procura de opções e acesso à informação, para que possam (re)encontrar o seu caminho.

Fica para memória futura um balanço extremamente positivo dos três dias de atividade! Sem esquecer de que continuamos em permanência ao serviço da população o ano inteiro com um grande objetivo – ajudar a fazer de Murça um excelente local para viver e construir o futuro!

Beatriz Ermida e Andreia Henrique, Técnicas do CLDS-4G Murça “Milhões de Esperanças

Notícias Relacionadas

Doador do mês de janeiro

10 de Janeiro, 2025

Doador do mês de janeiro

10 de Janeiro, 2025

Doador do mês de janeiro

10 de Janeiro, 2025
Skip to content