Eixo III – Ações de Combate à Solidão e ao Isolamento

Eixo III - Ações de Combate à Solidão e ao Isolamento

Criar aos idosos oportunidades de terem um papel mais ativo e comunicativo, principalmente com crianças dos jardins de infância e participantes das ações do CLDS.

Conto contigo!

“Conto Contigo”, pretende representar a reciprocidade que se instala entre idosos e crianças, quando existe uma dinâmica intergeracional explanada nas ações que dinamizamos.

Pretendemos, com esta atividade, difundir histórias e exemplos reais de vida e valorizar a experiência de cada um, proporcionando aprendizagens imensuráveis às novas gerações.

Ao mesmo tempo, e sendo essa a essência desta atividade, valorizamos uma época de vida e damos visibilidade e nobreza a quem a viveu e pode difundir no mundo o que já foi feito para estarmos todos aqui.

As histórias são contadas com emoção, sentimento e expressões faciais inevitáveis! O feedback é direto por parte de quem ouve! E o resultado desta partilha é incrível!

O RESUMO DO MÊS

No decorrer do mês de fevereiro, foram dinamizadas no JI da Santa Casa da Misericórdia de Murça,diversas ações intergeracionais na sala dos 5 anos com a participante Fernanda Correia, de 75 anos.

Estas ações contaram com mais de 18 crianças e com a exímia colaboração da instituição onde são dinamizadas, proporcionando uma partilha de experiências de vida solidária que a D. Fernanda nos quis transmitir, ela que é voluntária há mais de um ano na My Moyo, onde realiza à distância trabalhos de costura adaptados à cultura dos países em desenvolvimento, resultando isso em roupas para as crianças locais.

Fernanda Correia

Fernanda Correia nasceu em Murça, em 1946.

Viveu a sua juventude em Luanda e casou por terras africanas, tendo regressado a Portugal aquando do 25 de abril de 1974.

Viveu o seu casamento em Lisboa, e regressou à sua terra natal após a reforma do marido.

Atualmente colabora com a My Moyo para ocupar o seu tempo, estimular as suas competências e assim conseguir ajudar o próximo, em particular em países em desenvolvimento.

“…Ser útil enquanto estou viva…”

O carinho que recebo de todas as crianças na minha vida, é a coisa que mais me preenche.

Nunca me sinto sozinha, quando me dou aos outros!

Sofia Borges,

Coordenadora do CLDS 4G “milhões de Esperanças” de Murça

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content