Em poupar é que está o ganho…

No dia 3 de dezembro, o Curso 9 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, a decorrer em Tabuaço, participou numa ação de sensibilização intitulada “Eficiência em Casa: Como reduzir os gastos com a energia”.
Esta atividade foi organizada com o objetivo de explorar o conteúdo de Ambiente e Saúde da componente de formação Cidadania e Empregabilidade – CE.

A sessão começou com a definição do conceito de energia e a distinção entre energia ativa e energia útil. No final desta explicação, percebemos a quantidade de energia que desperdiçamos diariamente nas nossas casas, muitas vezes sem nos darmos conta.

De seguida, foi explicada a diferença entre os conceitos de potência e potência contratada. Geralmente, assume-se que têm o mesmo significado, contudo, a diferença entre ambos reflete-se na quantidade de aparelhos elétricos que podemos ou não ligar em simultâneo nas nossas casas.

Foram também exploradas as opções tarifárias e, dentro destas, os ciclos tarifários. Assim, ficámos a conhecer a diversidade de tarifas disponíveis e quais as mais adequadas às nossas necessidades.

O mercado regulado e o mercado liberalizado foram igualmente temas abordados, sendo que cada um de nós tem liberdade para escolher o mercado que melhor se ajusta às suas necessidades. Enquanto o primeiro é regulado pelo Estado, o segundo é regulado pelas várias empresas comercializadoras de energia.

A fatura elétrica foi apresentada e analisada pelo orador da sessão, o que nos permitiu compreender o significado de alguns termos técnicos. Ficámos também com a perceção de que, de um modo geral, a sociedade não presta atenção aos detalhes descritos neste tipo de faturas, focando-se apenas no valor a pagar pela energia consumida.

Por fim, foi apresentado um conjunto de boas práticas para economizar energia em casa, evitando desperdícios desnecessários.

Esta ação de sensibilização alcançou o objetivo pretendido: alertar para o desperdício excessivo de energia e fornecer dicas práticas para uma maior poupança.

 Curso 9 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Ana Marisa Camilo, Formadora

Este curso de formação foi cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Estado Português, através do Portugal 2020 – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) – Tipologia da Operação 3.01- Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade.

Facebook

Notícias Relacionadas

Um novembro vertiginoso para mais tarde recordar com trabalhadores exemplares…

10 de Dezembro, 2025

Rute Costa integrada nas Caves Santa Marta através de Estágio Inserção

10 de Dezembro, 2025

14/11/2025 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2025 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025

10 de Dezembro, 2025
Skip to content