Encontro de Centros de Recursos

Encontro de Centros de Recursos

A FORMEM – Federação Portuguesa de Centros de Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência – organizou, em articulação com a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000, um Encontro de Centros de Recursos para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, com o tema “Agilização da Medida de Emprego Apoiado”, no dia 2 de Novembro de 2015 no Fórum de Atividades do Município de Santa Marta de Penaguião.

O encontro, projetado pela FORMEM, prendeu-se com a legislação sobre o emprego apoiado, as dificuldades e sucessos na operacionalização e potenciais formas de efetivar o acesso e a implementação das medidas de emprego apoiado. 

Este encontro, dinamizado pelo Presidente da Formem – Dr. Mário Pereira, contou com a presença de 30 pessoas pertencentes a 15 IPSS´s (Instituições Particulares de Solidariedade Social) que promovem Centros de Recursos, designadamente: Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 de Santa Marta de Penaguião; Associação de Solidariedade Social de Lafões – ASSOL; Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – APPACDM de Coimbra; Cooperativas de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades – CERCIGUI (Guimarães), CERCIAG (Águeda), CERCIMARANTE (Amarante) E CERCIAV (Aveiro); Centro de Reabilitação Profissional de Gaia – CRPG; Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas – APACI de Barcelos; Associação da Região do Douro para apoio a Deficiência – ARDAD de Peso da Régua; Associação de Paralisia Cerebral – APC; Ave Cooperativa de Intervenção Psicossocial – ACIP de Famalicão; Cooperativa de Solidariedade Social – Vários de Tondela; Associação de Solidariedade – ARTENAVE de Moimenta da Beira; Centro de Reabilitação Profissional – CRP Macedo de Cavaleiros.

A presença de inúmeros técnicos dos diferentes Centros de Recursos possibilitou a troca de experiências/estratégias relativas à intervenção técnica: intervenção realizada com as pessoas com deficiência ou incapacidade, relacionamento com as entidades empregadoras e cumprimento das normas legais prescritas às medidas existentes. A discussão foi direcionada para a implementação do Contrato de Emprego Apoiado em Mercado Aberto, que atualmente não tem sido uma resposta adequadamente implementada nas entidades empregadoras de pessoas com deficiência.

Foi ainda reforçado o papel dos Centros de Recursos como um facilitador na comunidade entre as Pessoas com Deficiência ou Incapacidade com outras redes existentes na comunidade. O encontro contribuiu para a harmonização das estratégias de implementação das medidas do Centro de Recursos – Informação, avaliação e Orientação para a Qualificação e o Emprego (IAOQE), Apoio à Colocação (AC) e Acompanhamento Pós-Colocação (APC). No final o Dr. Mário Pereira realçou a importância dos Centros de Recursos cujo objetivo principal deveria ser o de gerar os apoios necessários e individualizados às Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, à medida dos seus desejos, vontades e necessidades.

Agradecemos ainda a colaboração do Município de Santa Marta de Penaguião pela cedência dos recursos físicos e materiais para o Encontro de Centros de Recursos.

Ana Filipa Pereira, Psicóloga

Notícias Relacionadas

A2000

9 de Agosto, 2024

Integração Profissional em Mesão Frio, Santo André

9 de Agosto, 2024

MUDAT – A mudança começa em ti!

9 de Agosto, 2024
Skip to content