Encontro de Centros de Recursos

Encontro de Centros de Recursos

A FORMEM – Federação Portuguesa de Centros de Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência – organizou, em articulação com a Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000, um Encontro de Centros de Recursos para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, com o tema “Agilização da Medida de Emprego Apoiado”, no dia 2 de Novembro de 2015 no Fórum de Atividades do Município de Santa Marta de Penaguião.

O encontro, projetado pela FORMEM, prendeu-se com a legislação sobre o emprego apoiado, as dificuldades e sucessos na operacionalização e potenciais formas de efetivar o acesso e a implementação das medidas de emprego apoiado. 

Este encontro, dinamizado pelo Presidente da Formem – Dr. Mário Pereira, contou com a presença de 30 pessoas pertencentes a 15 IPSS´s (Instituições Particulares de Solidariedade Social) que promovem Centros de Recursos, designadamente: Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 de Santa Marta de Penaguião; Associação de Solidariedade Social de Lafões – ASSOL; Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – APPACDM de Coimbra; Cooperativas de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades – CERCIGUI (Guimarães), CERCIAG (Águeda), CERCIMARANTE (Amarante) E CERCIAV (Aveiro); Centro de Reabilitação Profissional de Gaia – CRPG; Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas – APACI de Barcelos; Associação da Região do Douro para apoio a Deficiência – ARDAD de Peso da Régua; Associação de Paralisia Cerebral – APC; Ave Cooperativa de Intervenção Psicossocial – ACIP de Famalicão; Cooperativa de Solidariedade Social – Vários de Tondela; Associação de Solidariedade – ARTENAVE de Moimenta da Beira; Centro de Reabilitação Profissional – CRP Macedo de Cavaleiros.

A presença de inúmeros técnicos dos diferentes Centros de Recursos possibilitou a troca de experiências/estratégias relativas à intervenção técnica: intervenção realizada com as pessoas com deficiência ou incapacidade, relacionamento com as entidades empregadoras e cumprimento das normas legais prescritas às medidas existentes. A discussão foi direcionada para a implementação do Contrato de Emprego Apoiado em Mercado Aberto, que atualmente não tem sido uma resposta adequadamente implementada nas entidades empregadoras de pessoas com deficiência.

Foi ainda reforçado o papel dos Centros de Recursos como um facilitador na comunidade entre as Pessoas com Deficiência ou Incapacidade com outras redes existentes na comunidade. O encontro contribuiu para a harmonização das estratégias de implementação das medidas do Centro de Recursos – Informação, avaliação e Orientação para a Qualificação e o Emprego (IAOQE), Apoio à Colocação (AC) e Acompanhamento Pós-Colocação (APC). No final o Dr. Mário Pereira realçou a importância dos Centros de Recursos cujo objetivo principal deveria ser o de gerar os apoios necessários e individualizados às Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, à medida dos seus desejos, vontades e necessidades.

Agradecemos ainda a colaboração do Município de Santa Marta de Penaguião pela cedência dos recursos físicos e materiais para o Encontro de Centros de Recursos.

Ana Filipa Pereira, Psicóloga

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content