A Agrovideira é uma empresa sediada em Chaves há cerca de oito anos e comercializa produtos na área da agricultura e pecuária. Trata-se de uma loja de proximidade que aposta fortemente na qualidade dos seus produtos e serviços.
Esta entidade estabeleceu o primeiro Acordo de Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) com a A2000 em 2016 através da formação profissional. Atualmente acolhe um formando da A2000 do curso 11 Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade II, Nuno Amaral. Este formando na Agrovideira desenvolve tarefas de reposição de produtos na loja, arrumação / organização do armazém e loja; arrumar artigos nos locais apropriados, zelar pela sua conservação, limpeza do estabelecimento comercial e ajudar nas cargas e descargas dos diversos produtos.
Segundo o seu orientador, o Nuno evoluiu favoravelmente, mostrando-se bastante educado e trabalhador, realizando com algum dinamismo e proatividade as tarefas propostas, o que permite a evolução das suas competências e o seu enquadramento profissional na entidade.
Para o Gerente de loja, Sr. Ademar Videira, e o responsável de Loja, Sr. Rogério, a A2000 tem um papel muito importante no desenvolvimento deste público-alvo, através do desenvolvimento destas ações, nomeadamente ao nível da inserção no mercado de trabalho. “As expectativas que tínhamos em relação a este público-alvo ficam um pouco aquém do que eles realmente conseguem realizar. São efetivamente uma mais valia para as entidades. Nota-se uma evolução gradual das suas capacidades, contudo é sempre necessário “limar” algumas falhas e dificuldades de forma a poder potenciar o seu desenvolvimento e desempenho”.
Com esta experiência na entidade, o Sr. Ademar cumpre o dever de responsabilidade social, muitas vezes ignorado pelas empresas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos formandos e para a sua inserção na comunidade.
Sandra Pinheiro, Técnica de Acompanhamento e Inserção