EPA – Empowerment, Participação e Autorrepresentação  

Neste mês de Setembro o ponto alto foi a grande viagem a Lisboa para visitar a Assembleia da República, efetuada pelo grupo de Tabuaço, graças ao apoio da Câmara Municipal e do deputado do PSD, Hugo Carvalho, que nos recebeu com muita simpatia, marcou os nossos almoços e visita à AR.

Para esta visita, preparámos uma lembrança, um postal inspirador, com fotos nossas e da nossa região, uma frase inspiradora (“É preciso coragem para ser diferente e muita competência para fazer a diferença”, de Benvindo Alberto Katembua) e músicas portuguesas (“Ó gente da minha terra” da Mariza, e “Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura” de Pedro Abrunhosa com Sara Correia), de forma a que o deputado, no desempenho das suas funções, se inspire e se lembre de defender os direitos dos mais vulneráveis.

Depois da viagem, tivemos um breve momento de reflexão em que cada um indicou o que gostou. A opinião foi unânime: todos adoraram conhecer a Assembleia da República, “sentimo-nos importantes”.

A visita à Assembleia da República era um objetivo do EPA – Empowerment, Participação, Autodeterminação – (projeto cofinanciado pelo INR), pois o mundo das pessoas com diferentes funcionalidades e o mundo político, são realidades muito distantes e, por um lado aquelas sentem que a sua voz não alcança os Políticos que nos representam e estes, frequentemente, desconhecem as dificuldades com que se debatem os mais vulneráveis.

Nesta visita deixámos a mensagem de que já nos bastava que as Leis e Direitos para as pessoas com deficiência fossem cumpridas, pois lamentavelmente não acontece.

Este projeto – EPA – pretende plantar pequenas sementes, principalmente nas cabeças dos decisores, para que estejam mais atentos à desigualdade e defendam um país mais justo.

Como o projeto não para, ainda durante este mês realizamos vídeos de Língua Gestual Portuguesa, que servirão de material para ações de sensibilização/workshops sobre este tema. Assim sendo, em Tabuaço trabalhámos os meios de transporte mais utilizados, em Língua Gestual e em Armamar, trabalhámos alguns conceitos relacionados com o clima (sol, chuva, neve…), e na Régua trabalhámos os cumprimentos, temas da Língua Gestual importantes para o nosso dia-a-dia.

E porque gostamos muito de LGP, efetuámos uma pequena “viagem” pela internet e pesquisamos vídeos/ filmes em LGP sobre outros conceitos do dia-a-dia. Não podemos esquecer que para ensinar, temos de aprender.

Também em setembro, a A2000, festejou no dia 7, o seu 23º aniversário e como adoramos festas, associámo-nos às comemorações e fizemos um pequeno lanche convívio para assinalar esta data.

É preciso ter coragem para enfrentar 6h de viagem, desde as aldeias remotas de Tabuaço até Lisboa, e depois mais 6h de regresso, mas conseguimos e os nossos clientes perceberam que quando votam, esse voto escolhe alguém que depois os vai representar na Assembleia da República e defender os seus direitos, por isso é tão importante conhecer as propostas dos políticos e o seu caráter, para percebermos se estamos a eleger a pessoa certa para nos representar.

Mas, coragem foi coisa que nunca faltou na A2000, por isso aqui estamos há 23 anos!

Alexandra Santos,

Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

ASSEMBLEIA-GERAL ORDINÁRIA

22 de Outubro, 2024

Doador do mês de outubro

10 de Outubro, 2024

Doador do mês de outubro

10 de Outubro, 2024
Skip to content