“Exercício físico também é alimento para o corpo e a alma”  

Após um mês de descanso e de excessos, nada melhor que regressar e começar a praticar exercício físico, para melhor qualidade de vida, seja física ou mental. Desde julho temos vindo a praticar exercício físico na UFCD de Animação Desportiva para Públicos Diversificados, tendo a oportunidade de experimentar várias modalidades de desporto, entre o futebol, o basquetebol, o boccia, o hóquei e muito mais.

Cada vez mais temos a consciência que a prática de exercício físico é essencial para o dia a dia de um individuo e para que a nossa saúde seja mais fortificada e mais sã.  Temos vindo a aprender que as atividades físicas estimulam a produção e a liberação de endorfina, que é uma hormona produzida pela glândula hipófise no cérebro, que tem ação analgésica no corpo, o que ajuda a promover a sensação de bem-estar físico e mental. Além disso, quando realizadas regularmente, as atividades físicas ajudam a aumentar o relaxamento, a melhorar a sensação de prazer, o humor, a autoconfiança e a autoestima, o que promove uma sensação de melhor qualidade de vida e bem-estar. Principalmente nas pessoas ansiosas ou deprimidas, e que geralmente têm problemas para dormir, as atividades físicas ajudam a melhorar a qualidade do sono, permitindo que a pessoa adormeça mais rápido e com um sono mais profundo e reparador.

O facto é que, desde o momento que nos começámos a tornar mais ativos e a praticar exercício físico, temos notado uma maior qualidade de vida no nosso dia-a-dia, apesar de inicialmente não ter sido muito fácil, pois as dores musculares ressentiram-se.

Continuamos com motivação para que nos próximos meses continuemos nesta dinâmica e a cuidar cada vez melhor da nossa saúde, pois seguimos este lema: “O corpo consegue o que a mente acredita!”. 

Curso 7 – Ação 1 –  Operador de Serviços Pessoais e Comunitários

Marlene Azevedo, Formadora

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content