Férias de Verão – o stress das férias  

Eis que chega a altura do ano mais AGRIDOCE para os pais com filhos pequenos.

DOCE porque vem o calor, as tão esperadas férias, a viagem planeada com meses de antecedência…o descanso!!!

AGRI (ácido) porque com as férias vem o stress de como gerir as diferenças nas rotinas dos miúdos. “Com quem ficam naqueles dias em que ainda trabalho!?”, “Como os vou ocupar o dia todo para que eu possa descansar!?”, “Como vai ser!?”, etc., etc…. É aquela altura do ano que devia ser tranquila e relaxante, mas que se transforma num verdadeiro caos!

É importante ter em conta que o período escolar terminou, mas o crescimento e desenvolvimento das crianças continua e tudo o que fazemos e lhes proporcionamos durante as férias, é tão ou mais importante do que o que possam aprender na escola. Assim, deixo algumas sugestões de como é possível organizar/gerir este período para que seja tão relaxante para os adultos como para as crianças.

DICAS:

  • Tentar cumprir e manter os horários das crianças, principalmente os momentos de descanso, como as sestas. Neste período, os adultos podem descansar, fazer uma atividade conjunta;
  • Dar liberdade às crianças para escolherem o que fazer, naquele dia, ou naquela parte do dia;
  • Pedir o apoio e colaboração das crianças na organização da semana ou dos dias de férias;
  • Aproveitar todo o tempo possível para brincadeiras ao ar livre, observar a natureza para aprender vocabulário novo; ensinar regras de respeito pela natureza (temas a abordar: limpeza das praias, reciclagem, compostagem, prevenção de incêndios, poluição, etc.), respirar o ar (do campo ou da praia) para ajudar a crescer sem pressas, promovendo um desenvolvimento equilibrado das crianças;
  • Proporcionar atividades/caminhadas/visitas, jogos e brincadeiras que não conseguem fazer durante o período letivo. 

Como nesta lista que se segue:

Cada família é única, cada criança é singular, cada pai/mãe é exclusivo, e cada momento que vivemos e proporcionamos às nossas crianças é excecional. Aproveitar ao máximo, descansar e relaxar, aprender e brincar é possível, sem stress e com crianças!!!

E, Boas Férias

Joana Ferreira, Psicóloga da A2000

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content