Festa e Homenagens marcaram celebração dos 20 ANOS da A2000

Bandeiras das autarquias homenageadas hasteadas no espaço exterior da sede da A2000

Sem a festa que todos esperavam por força das normas sanitárias em vigor, mas com confiança e otimismo num futuro de sucesso e conquistas, a A2000 celebrou em setembro 20 anos de existência.

Por entre homenagens às entidades parceiras da A2000 no seu trabalho social e a honrosa visita da Srª Secretária de Estado da Ação Social, Ana Rita Mendes, as celebrações foram espaçadas em cinco dias diferentes, por forma a evitar aglomerados que pudessem pôr em causa a segurança e saúde das pessoas em tempos de pandemia.

DIA 7 DE SETEMBRO

Neste dia, foram homenageadas a Câmara Municipal do Peso da Régua, a União de Freguesias de Poiares e Canelas e a União de Freguesias de Galafura e Covelinhas por todo o apoio que têm prestado ao desenvolvimento da A2000 e das suas atividades em prol dos públicos mais vulneráveis.

Depois de uma breve cerimónia de apresentação da A2000 (fotografia presente e projeção do futuro), a homenagem consistiu na entrega de uma medalha comemorativa dos 20 anos da A2000 e no hastear da bandeira das entidades homenageadas.

O Presidente da Direção da A2000, António Ribeiro, agradeceu à Câmara Municipal da Régua e às freguesias presentes o apoio financeiro e moral aquando da aquisição das atuais instalações em Poiares, bem como todo o apoio às atividades da Associação. O Presidente da A2000 pediu à Câmara Municipal o empenho necessário à reparação da estrada de acesso, tendo sido referido pelo Senhor Vereador, Eduardo Pinto, que conta melhorar o acesso até final de março de 2021.

O Presidente do Conselho Fiscal da A2000, Cesário Ferreira, tomou a palavra para agradecer a colaboração às entidades presentes e homenagear também o grupo de fundadores que há 20 anos ousaram fundar a A2000, particularizando no Presidente da Direção a destreza de gestão ao longo dos 20 anos.

Estiveram presentes da Câmara Municipal do Peso da Régua: o Presidente da Assembleia Municipal e deputado da Assembleia da República, Artur Soveral Andrade; o Vereador da Ação Social, Eduardo Pinto (em representação do Sr. Presidente da Câmara); e os vereadores Agostinho Santa e Maria do Céu Ramos; o Presidente da União de Freguesias de Poiares e Canelas, Paulo Primo; e o Representante da União de Freguesias de Galafura e Covelinhas, José Martins; as representantes do IEFP – Centro de Emprego de Vila Real, Graça Lousada e Viviana Machado; órgãos sociais, colaboradores e clientes/utentes.

DIA 14 DE SETEMBRO

No segundo dia de festa, homenageou-se a Câmara Municipal de Santa Marta Penaguião e as Freguesias de União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Baptista) e Sanhoane; União das Freguesias de Louredo e Fornelos; Fontes; Sever; e Alvações do Corgo por todo o apoio que têm prestado ao desenvolvimento da A2000 e das suas atividades em prol dos públicos mais vulneráveis.

Na sua intervenção, o Presidente da Direção, António Ribeiro, referiu-se ao apoio da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião (e especialmente ao empenho da Sr.ª Vice-Presidente) e às cinco freguesias homenageadas como decisivo no crescimento e consolidação da A2000 enquanto instituição ao serviço dos públicos mais vulneráveis, referindo que a A2000 continua a ser uma IPSS de Santa Marta de Penaguião e, por isso, continuará a priorizar os públicos deste concelho. O Presidente da A2000 homenageou ainda com entrega de uma medalha comemorativa: o Presidente da Assembleia Municipal de Santa Marta de Penaguião (Prof. José Alberto Araújo) pelo corajoso e determinante contributo no arranque da resposta social CAARPD (Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade), materializado na cedência de uma sala na Escola EB 2/3 de Santa Marta de Penaguião; o Sr. Aníbal Prior, sócio fundador e 1º Presidente da Direção da A2000, por ter tido um papel fundamental no “nascimento” da A2000, materializado pela disponibilização das instalações da então Junta de Freguesia de S. Miguel de Lobrigos; e os colaboradores Aurora Gouveia e Armando Oliveira pelo trabalho, empenho e entrega com superação às causas da A2000.

O Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Geral da A2000, Armando Vagaroso, referiu a importância da A2000 no contexto regional e sublinhou a determinação e a audácia de todos os sócios fundadores, em particular do atual Presidente da Direção. Frisou ainda a importância da mudança de instalações e o facto da A2000 ter agora condições de funcionamento, cumprindo as normas da DGS em face da atual pandemia (o que não aconteceria nas instalações anteriores), bem como as potencialidades para o envolvimento em novos projetos e públicos.

A representante do Centro Distrital da Segurança Social de Vila Real, Dr.ª Inês Vilar, agradeceu à A2000 por todo o trabalho e desejou que as suas ambições para o futuro, se concretizem para bem das pessoas mais fragilizadas.

A Sr.ª Vice-Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Dr.ª Sílvia Silva, agradeceu carinhosamente o trabalho e o crescimento da A2000, e disponibilizou o Município de Santa Marta para continuar a apoiar todos os projetos que tenham como objetivo o apoio às pessoas de Santa Marta de Penaguião.

DIA 21 DE SETEMBRO

Neste dia na A2000, no âmbito das comemorações do 20º aniversário, com a ilustre presença da Srª Secretária de Estado da Ação Social, Drª. Rita Mendes, foram homenageadas as Câmaras Municipais de Tabuaço e Armamar por todo o apoio que têm prestado ao desenvolvimento da A2000 e das suas atividades em prol dos públicos mais vulneráveis.

As comemorações incluíram: a fotografia atual da A2000, com foco especial para a atividade desenvolvida nos concelhos de Tabuaço e Armamar, apresentada por Marina Teixeira (Diretora Técnica); a projeção do futuro, tendo em conta as atuais instalações da sede e as necessidades da comunidade, com intervenção de António Ribeiro (Presidente da Direção); a assinatura do Acordo de Colaboração com o Município de Tabuaço, o que significará uma importante melhoria da resposta às pessoas com Deficiência moderada/grave; as intervenções: da Srª Secretária de Estado da Ação Social, dos Municípios homenageados, do presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua; do Presidente do Conselho Fiscal da A2000 e do presidente FORMEM (Federação Portuguesa de Centros de Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência). Foi ainda entregue uma medalha comemorativa dos 20 anos da A2000 à Srª Secretária de Estado e aos Municípios homenageados. Por fim foram hasteadas as bandeiras dos Municípios de Tabuaço e Armamar, seguido dum Porto d’Honra.

Durante o seu discurso protocolar, a Srª Secretária de Estado parabenizou a A2000 pelos seus 20 anos, agradeceu pelo facto de o seu trabalho e dedicação ajudar a dar “esperança à vida de muitas pessoas” e reiterou a importância de apoiar o crescimento e aprofundamento das respostas sociais dadas por instituições como esta, pela maior adequação e ajustamento às necessidades das populações. Esta governante comprometeu-se ainda a tudo fazer para desbloquear os projetos “pendentes” da A2000, referindo que “não tinha dúvidas pelo excelente trabalho, mas se tivesse, pelos testemunhos que aqui foram declarados, ficava claramente convencida”. A Srª Secretária de Estado referiu ainda algumas medidas do governo que contribuirão para a descentralização de competências designadamente para os Municípios, e ainda outras medidas em face do período de pandemia que atravessamos. Concluiu a sua intervenção com claros elogios aos autarcas presentes e homenageados, pelo apoio prestado à A2000 e que se materializa na melhoria das condições de vida das pessoas com Deficiência ou Incapacidade.

Carlos André Carvalho, líder do Executivo Municipal de Tabuaço, e Cláudia Damião, vereadora com o pelouro da Ação Social do Município de Armamar, referiram a importância que a A2000 tem na criação de respostas, anteriormente inexistentes nos respetivos concelhos, para pessoas com Deficiência ou Incapacidade, bem como no impacto que o trabalho feito regista no âmbito da inclusão social e profissional. Estes autarcas pediram ainda à Srª Secretária de Estado maior atenção aos concelhos do interior de forma a amenizar-se as dificuldades e os impactos negativos em territórios de baixa densidade populacional.

O autarca reguense, José Manuel Gonçalves, referiu que a A2000 não é só do concelho da Régua e enalteceu a sua dinâmica e dimensão regional, atentos à intervenção em 16 concelhos (dos distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Porto) e à presença física com instalações em 8 desses concelhos. Defendeu a importância de se apostar no setor social como um fator de competitividade em termos da capacidade de criar emprego e fixar mão-de-obra qualificada, através de respostas e serviços sociais diferenciados e de qualidade, no interior do país. Frisou ainda que depende principalmente do Governo da República a materialização de políticas mais favoráveis a “este interior” que continua a perder serviços e população. O Presidente da Câmara, referindo-se às atuais instalações da sede da A2000, disse que este edifício está na memória coletiva da região, pelo que é imprescindível apoiar a A2000 e as respostas que presta aos públicos vulneráveis. Este autarca informou ainda que a Câmara Municipal do Peso da Régua admitiu nos seus quadros 4 pessoas com deficiência que passaram pela formação na A2000.

Cesário Ferreira, presidente do Conselho Fiscal da A2000, também usou da palavra para sublinhar “o arrojo e a capacidade empreendedora” do Presidente da A2000 e da excelente equipa de dirigentes e colaboradores, no seu trabalho diário de desenvolvimento das respostas sociais em prol da região e na aquisição das instalações da atual sede. Cesário Ferreira destacou ainda a ousadia e a audácia dos sócios fundadores da A2000, alguns deles presentes nos atuais órgãos sociais e na atual cerimónia.

Mário Pereira, presidente da FORMEM, descreveu a A2000 como “um exemplo nacional de como é possível trabalhar em prol da integração social e profissional de pessoas com deficiência e incapacidade”. Segundo ele, a A2000 é uma instituição modelo em termos de organização e capacidade de encontrar soluções onde elas parecem não existir, pela intervenção de proximidade que faz numa zona de interior, onde tudo começa a faltar.

Estiveram presentes: a Srª Secretária de Estado da Ação Social, Rita da Cunha Mendes; o presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, José Manuel Gonçalves; da Câmara Municipal de Tabuaço o presidente, Carlos André Carvalho e o vice-presidente, José Carlos Silva; a vereadora com o Pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Armamar, Cláudia Damião; o presidente da União de Freguesias de Poiares e Canelas, Paulo Primo; o presidente da Direção da FORMEM, Mário Pereira; os membros dos órgãos sociais e colaboradores da A2000, bem como alguns clientes.

DIA 28 DE SETEMBRO

Neste dia na A2000, no âmbito das comemorações do 20º aniversário, foram homenageadas as Câmaras Municipais de Mesão Frio, Baião e Resende por todo o apoio que têm prestado ao desenvolvimento da A2000, e das suas atividades em prol dos públicos mais vulneráveis.

As comemorações incluíram: a fotografia atual da A2000, com foco especial para a atividade desenvolvida nos concelhos homenageados, apresentada por Marina Teixeira (Diretora Técnica); a projeção do futuro, tendo em conta as atuais instalações da sede e as necessidades da comunidade, com intervenção de António Ribeiro (Presidente da Direção); as intervenções: do Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da A2000, Armando Vagaroso Rocha; da vereadora da Câmara Municipal de Mesão Frio, Cristina Major; da vereadora com o pelouro da Ação Social e Emprego da Câmara Municipal de Resende, Maria José Dias.

Foi ainda entregue uma medalha comemorativa dos 20 anos da A2000 aos Municípios homenageados e, por fim, foram hasteadas as bandeiras dos Municípios de Mesão Frio, Baião e Resende, ato seguido de um Porto d’Honra.

Durante o seu discurso protocolar, Armando Vagaroso Rocha enalteceu o esforço de todos os que, desde o início da história da A2000, contribuíram com todo o seu trabalho e dedicação para que a instituição adquirisse hoje, com todo o mérito, o estatuto de entidade de âmbito regional que hoje a caracteriza, bem como o prestígio de que a Associação é detentora no âmbito do seu trabalho social. Além do reconhecimento prestado à Diretora Técnica Marina Teixeira ou à Tesoureira Soledade Mesquita pela capacidade que demonstraram de fazer crescer a A2000 desde a sua fundação, à Colaboradora e Técnica Manuela Santos pela capacidade de organização das várias iniciativas e serviços levados a cabo pela A2000 ao longo de duas décadas, ou às Coordenadoras de serviços Ana Antunes e Lara Carnide pela forma como garantem a excelência das respostas sociais da A2000, o Presidente da Mesa da Assembleia-Geral dedicou especiais elogios quer ao Secretário da Direção, Artur Guedes, pelo papel decisivo que demonstrou no financiamento para a aquisição das novas instalações da Associação em Poiares, quer ao Presidente António Ribeiro, a quem apelidou de “o grande ideólogo da A2000, capaz de nos contagiar e fazer acreditar em ideias e projetos que, de outra forma, consideraríamos inatingíveis e que, de forma quase premonitória face ao estado em que vivemos, dotou a A2000 de infraestruturas que permitem o normal funcionamento de todos os seus serviços o que, nas anteriores instalações em Santa Marta de Penaguião, seria impossível de assegurar”, reiterou.

Fazendo uso da palavra, a vereadora do Município de Resende, Maria José Dias, destacou o papel importante que a A2000 desempenha nos serviços prestados à população com deficiência e incapacidade no concelho. “Ao longo destes seis anos que já levo de trabalho convosco, não posso deixar de valorizar a importância das vossas respostas sociais numa área em que o Município não só carecia destes serviços como não era capaz de providenciar as melhores soluções às necessidades deste setor específico da população. Hoje, vemos que este trabalho flui naturalmente, as pessoas abrangidas estão a ser hoje mais facilmente integradas e muito se deve à vossa ação no nosso concelho”, declarou. Acrescentou ainda que acredita no futuro da A2000 e nos projetos que hoje foram apresentados. Por último, referiu que tentará encontrar uma solução de melhoria das instalações usadas pela A2000 em Resende.

Por sua vez, a vereadora da Câmara Municipal de Mesão Frio, Cristina Major, lembrou a particularidade de já ter sido formanda e formadora da A2000 há alguns anos. Relevou “o esforço e empenho que a A2000 deposita num trabalho tão abrangente” em vários concelhos e garantiu que o Município estará sempre disponível para ser parceiro da A2000, até porque a Associação assegura respostas sociais diferenciadoras que, de outra forma, não seriam garantidas a setores dos mais vulneráveis da população. No que concerne à melhoria significativa do serviço às pessoas que residem no concelho, proposto pela A2000, e ao pedido de apoio à Câmara de Mesão Frio, garantiu que entregará religiosamente a mensagem ao Senhor Presidente da Câmara. Terminou dizendo que deviam ser as Câmaras a homenagear a A2000 pelo excelente trabalho social que tem feito, e não o contrário.

6 DE OUTUBRO

Neste dia na A2000, no âmbito das comemorações do 20º aniversário, foram homenageadas as Câmaras Municipais de Vila Real e Murça por todo o apoio que têm prestado ao desenvolvimento da A2000 e das suas atividades em prol dos públicos mais vulneráveis.

As comemorações incluíram: a fotografia atual da A2000, apresentada pelas coordenadoras de serviços Lara Carnide e Ana Antunes, com foco especial para a atividade desenvolvida nos concelhos homenageados, bem como a projeção do futuro, tendo em conta as atuais instalações da sede e as necessidades da comunidade, com intervenção do Presidente da Direção, António Ribeiro; as intervenções: do Presidente do Conselho Fiscal da A2000, Cesário Ferreira; da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Eugénia Almeida; e do Presidente da Câmara Municipal de Murça, Mário Lopes.

Estiveram ainda presentes, da Câmara Municipal de Murça o vice-presidente António Marques, a vereadora Vilma Pereira e o Presidente da Assembleia Municipal, António Ribeiro; da Câmara Municipal de Vila Real a vereadora Mafalda Vaz de Carvalho; o Presidente da União das Freguesias do Peso da Régua e Godim, Manuel Monteiro; membros dos órgãos sociais e colaboradores da A2000.

Nas palavras que dirigiu aos presentes, Cesário Ferreira agradeceu a presença dos “ilustres convidados” num “momento festivo e de grande alegria”, próprio das comemorações de um aniversário tão importante como o dos 20 anos de história da A2000, e enalteceu o trabalho da Associação em prol da construção de uma sociedade mais inclusiva. Nas suas declarações, o Presidente do Conselho Fiscal da A2000, agradeceu a colaboração estratégica das duas câmaras presentes, no desenvolvimento das atividades de apoio às pessoas com deficiência e incapacidade. Cesário Ferreira elogiou também todo o trabalho dos sócios fundadores, alguns deles presentes na cerimónia (António Ribeiro, Marina Teixeira e Soledade Mesquita), destacando a governança e as capacidades de trabalho e visionárias que tornaram a A2000 numa entidade de referência e âmbito regional. Referindo-se à aquisição das atuais instalações em Poiares – Peso da Régua, tendo em conta a contingência e as exigências sanitárias decorrentes nos tempos de pandemia que atravessamos, destacou a visão “premonitória” do Presidente da Direção e enalteceu o contributo decisivo do Secretário da Direção, Artur Guedes, pela coragem e disponibilidade que mostrou em apoiar financeiramente a Associação na aquisição destas instalações. Terminou referindo que é um orgulho pertencer aos órgãos sociais da A2000 e desejou as maiores felicidades e o seu crescimento merecido.

Na sua intervenção, Eugénia Almeida disse sentir profundamente o reconhecimento prestado pela A2000 e sublinhou a importância do “trabalho em rede”, no sentido da materialização de projetos como aqueles que a A2000 pretende concretizar na área social. Aludindo à grandiosidade e excelência das novas instalações da A2000 como manifestação do “trabalho bem feito” ao longo destes anos; elogiou ainda publicamente o trabalho da vereadora do Município vila-realense, Mafalda Vaz de Carvalho, na área dos recursos humanos da autarquia, de modo a conseguir, por vezes “com tão pouco”, encontrar medidas de integração profissionais que fazem uma diferença substancial tanto na qualidade de vida das pessoas integradas como na valorização dos serviços da autarquia, e mostrou-se “orgulhosa” por sentir que a Câmara Municipal de Vila Real pode ser vista como grande referência no seu trabalho de inclusão socioprofissional, que tem sido potenciado pela ajuda providenciada pelos técnicos da A2000 neste domínio, referindo-se à contratação de 5 pessoas com deficiência ou incapacidade, aos inúmeros contratos emprego inserção + (CEI +) e ao acolhimento de vários formandos na modalidade de formação prática em contexto de trabalho. Finalizou desejando, pelo menos, mais 20 anos com a performance e a atitude proativa atual.

Por seu turno, o Presidente da Câmara de Murça sublinhou, na sua intervenção, a importância da área social como um domínio transversal à vida das pessoas e ao desenvolvimento do território e referiu que, por força do trabalho já realizado pela A2000 no seu concelho,”Murça já não é a mesma coisa e hoje a capacidade de resposta social no concelho é bastante maior do que no passado” [a Câmara de Murça contratou 5 pessoas com deficiência ou incapacidade e tem sido referência nos contratos emprego inserção + (CEI +)]. O autarca mostrou-se ainda desagradavelmente surpreendido com os atrasos das entidades públicas nas respostas a diversas candidaturas a projetos apresentadas pela A2000 na área social, incentivando a Associação a reclamar face a essas situações de impasse. Parabenizou a A2000 pelos seus vinte anos de história e os seus fundadores e dirigentes pela coragem e arrojo. Frisou também a “paciência e disponibilidade” do Presidente da A2000 nas negociações que antecederam a implementação do projeto CLDS 4G Murça – Milhões de Esperanças, e não deixou de reconhecer, em particular, o empenhamento do vice-presidente do Município de Murça, António Marques, pelo trabalho realizado em estreita proximidade com a Associação. O autarca sublinhou o papel relevante do Secretário da A2000, Artur Guedes, no financiamento para a compra das novas instalações, referindo que é obrigação das instituições bancárias apoiarem este tipo de operações. Concluiu dizendo que deseja que a A2000 continue ao serviço das comunidades e que para isso pode contar com a Câmara de Murça.

Foi ainda entregue uma medalha comemorativa dos 20 anos da A2000 aos Municípios homenageados, ao Secretário da Direção da A2000, Artur Guedes, e à União das Freguesias do Peso da Régua e Godim, na pessoa do seu Presidente Manuel Monteiro, no sentido de assinalar o início de uma parceria estratégica que se pretende profícua no futuro. Por fim, foram hasteadas as bandeiras dos Municípios de Murça e Vila Real, ato seguido de um Porto d’Honra.

Por causa desta pandemia, provocada pela Covid-19, e porque consideramos a segurança e a saúde das pessoas como prioridade máxima, temos sido muito parcimoniosos nas celebrações do 20º aniversário da A2000, pelo que não foram convidadas mais entidades.

A Direção agradece a todos os colaboradores envolvidos nas comemorações do 20º aniversário da A2000, em particular à Manuela Santos pela confeção dos cincos bolos de aniversário.

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content