Formação Inicial

Formandos em sessão de formação

O Empreendedorismo

No dia 11 de abril de 2018, no âmbito da UFCD Cidadania e Empregabilidade, os formandos do curso 1 – Auxiliar de Serviços Gerais a decorrer em Santa Marta de Penaguião, foram convidados, pelo CLDS Solidarius, de Sta. Marta de Penaguião, a assistir a um Workshop sobre Empreendedorismo e Educação Financeira, dinamizados pela colaboradora  empresa Betweien – Vanessa.

O workshop iniciou com uma breve abordagem sobre o que é o empreendedorismo.

O empreendedorismo está muito relacionado com a questão de inovação, na qual há o  objetivo de se criar algo dentro de um setor ou produzir algo novo, ou seja, para existir empreendedorismo é necessário ter uma ideia e pô-la em prática.

Ficamos também a perceber que, para existir competências empreendedoras é necessário existir inovação, iniciativa, liderança, gestão do tempo, perseverança, determinação, mudança, poder de decisão, trabalho em equipa e gestão do risco.  Atualmente, as empresas procuram nas habilidades dos profissionais, o domínio das novas tecnologias, o poder de liderança bem como espírito de equipa.

Atualmente, o empreendedorismo é entendido como o motor de desenvolvimento económico. 

Foram-nos ainda enumerados vários exemplos de famosos empreendedores tais como: José Mourinho, Fátima Lopes,  Mark Suckerberg, Bill Gates e Steve Jobs.

 No final foi-nos proposto fazer grupos e trabalharmos desafios para valorizarmos as competências essenciais de um empreendedor (trabalho em equipa, comunicação, gestão do tempo e liderança).

 Consideramos que este Workshop foi bastante pertinente para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional, tendo em conta que o empreendedorismo e a gestão financeira acompanham-nos diariamente.

Curso 1 Auxiliar de Serviços Gerais – Santa Marta de Penaguião

O dia da Mãe na formação em Vila Real

No passado dia 6 de Maio celebramos o dia da Mãe. Esta data não passou despercebida na nossa formação. Embora nem todos tenham a mãe presente na sua vida, todos temos alguém especial que muitas vezes ocupa esse lugar. Por isso realizámos uma atividade com a formadora Graciana, para celebrar esta data.

Pintámos e decorámos pequenas caixinhas em madeira em forma de coração para oferecermos, e fizemos um postal com as palavras que nos iam no coração e que nem sempre dizemos no dia-a-dia. Não é uma prenda com muito valor comercial, mas está carregada de valor emocional.

Esperamos que todas as mães tenham sido recordadas neste dia especial e, da nossa parte, aqui fica um bem-haja a todas as mães!

Curso de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade  – Vila Real

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content