Formação Interna – Intervenção Sistémica

A A2000 planeou formação interna para alguns dos seus colaboradores na área da intervenção familiar – conceitos e abordagem – pelo que convidou a Dra. Andreia Santos (Técnica de CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental) para, nos dias 11 e 14 de julho, ministrar formação subordinada ao tema “Intervenção Sistémica”, com os seguintes objetivos: definir o conceito de família; identificar os diferentes modelos de família; definir o perfil do profissional, para o trabalho com famílias, considerando uma abordagem sistémica; e definir um plano de intervenção familiar..

A formação criou um momento de reflexão sobre formas de atuação efetivas no âmbito do trabalho com os diversos tipos de famílias, pois a abordagem sistémica tem um enorme impacto na forma de atuar, já que cada pessoa está sempre inserida em vários contextos, com impactos específicos na sua vida. A família é um desses contextos, e no caso específico do público-alvo da A2000 caracterizado por condicionalismos em diferentes competências – a família tem um peso enorme na vida dos nossos clientes, para o bem e para o mal (!) e, por vezes, para se conseguir uma mudança, mais do que trabalhar individualmente é necessário envolver todo o sistema. Por isso, é importante os técnicos da A2000 estarem capacitados nas metodologias de abordagem à família para melhores resultados conseguirem ao nível do empoderamento, autodeterminação e inclusão dos seus clientes.

A abordagem sistémica das famílias é determinante no sentido de garantir que os elementos do sistema criem uma dinâmica promotora do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, bem como de qualidade de vida.

Foram dois dias muito instrutivos e enriquecedores que abrangeram colaboradores que interagem com as famílias dos clientes dos vários serviços da A2000, e o balanço foi bastante positivo pelos conteúdos e técnicas que ensinou que, certamente, terão impactos benéficos na forma como se trabalha diariamente com os diferentes tipos de famílias.

Fica aqui o agradecimento à Dra. Andreia Neves pela disponibilidade demonstrada para partilhar connosco os seus conhecimentos, que seguramente nos serão muito úteis.

Gonçalo Novais, técnico da A2000

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content