FORMAÇÃO INTERNA MARCOU FIM DE AGOSTO NA A2000

Colaboradores da A2000 em sessão de formação online

Nos passados dias 27, 30 e 31 de agosto, foi tempo de formação interna na A2000, num período intensivo que juntou na sede da Associação técnicos dos vários serviços para uma reflexão e discussão conjunta sobre vários temas.

O primeiro dos três dias de formação, totalmente realizado via zoom, começou, da parte da manhã, por ser dinamizado pelo técnico de informática da A2000, Luís Marinheira, que transmitiu aos colegas os conhecimentos necessários à gestão de reuniões através da correta utilização da plataforma ZOOM. De seguida, a responsável pela comunicação da Associação, Kelly Guedes, introduziu aos presentes a utilização da ferramenta de design online Canva. Numa altura em que o mundo digital permite a agilização da comunicação de todo o tipo de informação, e saber comunicar e divulgar é tão importante para fazer sobressair o trabalho de uma instituição, estas sessões dotaram os presentes de competências básicas que podem trazer mais-valias individuais e para a organização no futuro.

Na parte da tarde, foi a vez de todos os serviços da A2000 se apresentarem, com a fisioterapeuta Ana Sofia Correia e a psicóloga Sofia Borges a apresentarem a IPI (Intervenção Precoce na Infância), a técnica de acompanhamento e inserção Ana Augusto o CRIP (Centro de Recursos para a Inclusão Profissional), a Formação Profissional a ser apresentada pelas formadoras Maria Goreti Alexandre e Marisa Cardoso, o CAARPD (Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade) pela técnica de reabilitação Vanessa Rualde e o terapeuta da fala Pedro Barros, os Serviços Administrativos pela Chefe de Secção Sofia Pereira e a coordenadora do CLDS-4G de Murça, Andreia Ribeiro, a fazer a apresentação do trabalho e serviços prestados pela sua equipa naquele concelho. A terminar, a Diretora-Técnica da A2000, Marina Teixeira, falou dos projetos cofinanciados pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (“Estou Aqui!”, “Abrir Portas” e “Acessível a Todos”) que a A2000 dinamiza nos concelhos de Armamar, Tabuaço, Murça e Peso da Régua, e dos Espaços de Convívio, que decorrem em duas freguesias do concelho do Peso da Régua e cinco do concelho de Santa Marta de Penaguião.

Nos dois restantes dias, a formação foi totalmente presencial em Poiares- Peso da Régua, com os temas da angariação de fundos, melhoria contínua e cultura organizacional a servirem de reflexão no dia 30, sendo que no dia seguinte o médico psiquiatra do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), João Pedro Camilo, ministrou uma sessão formativa na área da Saúde Mental, e a Dra. Marisa Pascarelli Agrello dinamizou uma palestra subordinada ao tema “A Psicopedagogia no Século XXI: A Inclusão Escolar e Social”.

 Para o presidente da A2000, António José Ribeiro, o impacto destes três dias de formação foi extremamente positivo.

“As formações internas são uma oportunidade única de a A2000 juntar num mesmo espaço colaboradores que estão dispersos pelos vários concelhos e serviços da nossa área de abrangência, e são muito úteis no sentido de ajudar a fazer uma reflexão interna sobre vários domínios do nosso trabalho. Este ano, registei com agrado a vivacidade e elevada participação dos colaboradores nessa reflexão interna, e os contributos que vários deles deram foram, de facto, muito valiosos no sentido de nos ajudar a superar os nossos desafios e a ser melhores e maiores. Até porque, na A2000, Somos (os) Maiores e Queremos Ser (os) Melhores!”, frisou.

Outro dos aspetos positivos que o presidente da A2000 retirou dos três dias foi o reforço da coesão interna entre colegas dos vários serviços. “Para que sejamos capazes de cumprir a nossa visão e missão social, devemos estar imbuídos de uma cultura organizacional em que, para lá da especificidade de cada serviço, haja uma identidade que todos transportamos para a execução das nossas tarefas. Para tal, é necessário que cada um de nós conheça internamente as funções e funcionamento dos vários serviços e as exigências do trabalho de todos os colegas para produzir um excelente trabalho de equipa. Estou convencido de que, depois desta formação, a comunicação entre serviços vai ser ainda mais fluída e, por força das formações ministradas no âmbito de uma correta utilização de plataformas digitais de comunicação e design, a A2000 sai deste período com uma equipa muito mais capacitada para as exigências do mundo digital”, referiu.

Para concluir, António Ribeiro não quis deixar de agradecer aos preletores que se disponibilizaram a dinamizar o terceiro e último dia dos trabalhos. “É excelente para qualquer organização poder beneficiar de conhecimentos e contributos externos no âmbito de temas tão importantes para o trabalho com os nossos clientes. Neste sentido, ter a possibilidade de ouvir e interagir com o Dr. João Camilo, médico psiquiatra do CHTMAD, e com a Dra. Marisa Pascarelli Agrello, sobre temas tão relevantes como a saúde mental ou a psicopedagogia é fundamental na promoção do trabalho de acompanhamento, orientação e capacitação dos nossos clientes. Para sermos melhores e maiores, necessitamos desta dinâmica de interação com entidades e pessoas externas à A2000 e é por isso que ficamos muito agradecidos com a disponibilidade que ambos tiveram de vir a Poiares transmitir os seus conhecimentos. Foi um prazer tê-los cá!”, concluiu.

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content