Os colaboradores dos vários serviços da A2000 juntaram-se em Poiares para uma Formação Interna realizada no dia 31 de agosto.
As novas respostas sociais, a requalificação dos edifícios da sede, a angariação de fundos, e a comunicação e comportamento foram os temas abordados durante um dia intenso que, de acordo com o referido pelo Presidente da A2000, António Ribeiro, foi aproveitado para refletir sobre as transformações profundas que a Associação vai experienciar nos próximos anos. “A aprovação de novas respostas sociais ao abrigo do Programa PARES 3.0 vai requerer uma profunda adaptação dos nossos serviços, e era fundamental refletir sobre o impacto que isto vai ter no nosso trabalho diário. No imediato, já tiveram início as obras de adaptação da antiga Residência dos Salesianos que, de forma provisória, vão acolher os serviços administrativos, mas que irão albergar, de forma definitiva, os serviços de Formação Profissional e do Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP), e os técnicos dos serviços da Intervenção Precoce na Infância (IPI), do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) na Educação e dos Espaços de Convívio. Após a conclusão destes trabalhos e da subsequente transição dos serviços para o novo edifício, terão início os trabalhos de requalificação de todos os pisos do edifício principal, que albergará as respostas sociais que futuramente a A2000 terá, e que darão uma dimensão ainda maior à Associação”.
A formação serviu ainda para partilhar mais notícias francamente positivas. “No mês de setembro, a A2000 dará início a uma nova resposta social, que foi uma conquista muito importante para que se concretize a sua missão e abrangência, que é o Centro de Recursos para a Inclusão do Ministério da Educação, conhecido pela sigla CRI. Os CRI são serviços especializados existentes na comunidade, acreditados pelo Ministério da Educação, que apoiam e intensificam a capacidade da escola na promoção do sucesso educativo e inclusão de todos os alunos. Esta resposta apoiará 4 Agrupamentos de Escolas – Peso da Régua, Murça, Santa Marta de Penaguião e Mesão Frio – e tem o objetivo de apoiar a inclusão dos alunos com necessidade de mobilização de medidas adicionais de suporte à aprendizagem e à inclusão, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao trabalho, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada aluno, em parceria com as estruturas da comunidade”.
“Estou plenamente convencido de que vamos ser capazes de ajudar muitos jovens a adaptaram-se aos desafios que o meio escolar lhes trouxer e ajudar a potenciar ao máximo o desenvolvimento de alunos que necessitem de um apoio adicional”, disse António Ribeiro.
Os colaboradores foram também informados que a candidatura ao PRR, para construção da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), apesar de ótima pontuação obtida, foi indeferida por falta de dotação orçamental.
Contudo, no meio destas novidades, há desafios bastante grandes que a equipa da A2000 terá de ultrapassar, para que este ciclo seja, ainda, de mais conquistas. “Com as obras do PARES, para o crescimento da A2000 vem também a responsabilidade de garantir a parte do investimento privado necessário para a concretização das obras, valor estimado em um milhão de euros. Nesse âmbito, fizemos uma reflexão conjunta do impacto que a angariação de fundos vai ter, como principal instrumento para promover o equilíbrio financeiro da instituição, ao mesmo tempo que assegura a criação das melhores condições para promover o conforto dos nossos clientes e trabalhadores nas futuras instalações.
Como esta equipa é constituída por pessoas habituadas a superarem-se nos desafios difíceis que surgem, estou convicto de que sairemos deste período como uma das maiores referências do setor social no país, que se distinga pela sua dinâmica, abrangência ,diversidade e qualidade de respostas à população”, concluiu o presidente da Direção da A2000.
O tema “Comunicação e Comportamento” foi dinamizado pela Diretora-Técnica da A2000, Marina Teixeira, que explicou a pertinência do tema na formação, perante os colaboradores. “A comunicação é um processo muito complexo, porque envolve componentes emocionais (algumas das quais inconscientes), por isso é um tema sensível, pois a mesma mensagem pode ser interpretada de maneira diferente por diferentes pessoas. Na A2000, além de trabalharmos com pessoas, lidamos com públicos-alvo que requerem uma comunicação mais cuidada que se ajuste às suas competências percetivas e cognitivas. Portanto, para que cada um de nós se torne um comunicador eficaz, primeiro tem de ter plena consciência da sua forma pessoal de comunicar, das emoções ou temáticas que possam afetar a sua comunicação (principalmente a não verbal) e do impacto que a sua forma de comunicar tem sobre os interlocutores”.
“Por isso, a proposta de trabalho foi no sentido de criar um momento de autorreflexão, para que cada um dos colaboradores definisse o seu perfil ideal de comunicação e, comparativamente com o seu estilo quotidiano, definisse quais os aspetos que deve melhorar e comprometer-se a tomar algumas iniciativas pessoais para o fazer.”
“Foi, principalmente, uma tarde de partilhas e, com a ajuda das ferramentas Points of You, percebemos na prática como cada um perceciona o mesmo objeto de diferentes formas e projeta diferentes intenções a um mesmo estímulo. Sentimos que cada um de nós era único, original e irrepetível. Percebemos que melhorar implica mudar e que mudar é difícil. No entanto, frequentemente caímos na tentação de tentar mudar os outros, dando conselhos e orientações segundo a nossa escala de valores, esquecendo que também eles são únicos, diferentes de nós, com uma história original e estilo irrepetível! E por isso, o que é melhor para nós pode não ser o melhor para os outros”.
“Começámos com uma frase de John McGee (“O único comportamento que posso mudar é o meu”) e terminámos com um compromisso pessoal de fazer menos julgamentos dos outros e mais autoavaliação; mais escuta e perguntas e menos conselhos; menos pressa e mais reflexão.”
“Ficou o desafio de cada um se esforçar por aplicar o que refletiu nesta tarde, e, se cada um o fizer, vai ser uma mais-valia no trabalho de equipa e na relação com os nossos clientes.”
Gonçalo Novais, Técnico da A2000