Formação Prática em Contexto de Trabalho: Testemunhos

Entrada da sede do edifício da A2000 em Poiares - Peso da Régua

No dia 01 de março de 2018, iniciámos o Curso de Auxiliar de Serviços Gerais II na A2000 em Resende. Estávamos ansiosos, mas ao mesmo tempo cheios de expectativas, fizemos amizades e aprendemos muitas coisas novas.

Durante o primeiro ano tivemos formação em sala, onde contámos sempre com a equipa de Formação da A2000, que nos preparou para a nova etapa: a Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT).

No mês de maio de 2019, iniciámos então essa nova fase. Estávamos ansiosos, mas com vontade de ultrapassar todos os obstáculos, para assim construir um futuro melhor e conseguir a nossa integração profissional. Agora estamos na reta final deste percurso. Sabemos que vivemos tempos difíceis, onde a integração profissional é mais complexa que nunca, mas esperamos ficar integrados no local onde estamos a realizar FPCT, pois foi com esse objetivo que ultrapassámos todos os obstáculos e pelo qual lutámos durante os dois anos de formação.

Alguns testemunhos…

Chamo-me Hélder Cardoso, tenho 22 anos e moro em Resende. Estou a frequentar a Formação Prática em Contexto de Trabalho no talho Joaquim Loureiro, que fica mesmo no centro da Vila de Resende. Estou a gostar muito do meu estágio! Foi sempre o que quis desde o início. Já aprendi muitas coisas e espero aprender ainda mais. As pessoas com quem trabalho são muito minhas amigas. O Sr. Joaquim, o Sr. Luís, o Sérgio, a Sra. Sara e a Sra. Fernanda, ajudam-me em tudo o que podem. Ensinam-me e dão-me bons conselhos. São todos da mesma família e eu sinto-me como se fizesse parte dela. Almoço com eles e eles estão sempre a perguntar se eu preciso de alguma coisa.

Eu gosto muito das tarefas que faço, gosto muito de animais e vou muitas vezes para a cerca, onde eles estão. Ajudo a dar-lhe comida e a mantê-los limpos. Mas também gosto de atender as pessoas no talho, levar as compras ao carro, a casa e a alguns restaurantes. Há tarefas que eu ainda não faço, mas quero muito aprender! Um dia gostava de ser um grande talhante, como o Sr. Joaquim, ou o Sr. Luís. Gostava muito de ficar lá a trabalhar, porque gosto muito deste trabalho e das pessoas. Agradeço a todos a forma como me receberam, a preocupação que têm comigo e a maneira como me ajudam sempre que eu preciso!

Também quero agradecer aos formadores Sandra e Carlos, que me ajudaram e me ensinaram muitas coisas. Eram divertidos e meus amigos! Não posso esquecer a Dra. Nídia, porque foi a melhor Dra. que tive. Falávamos de tudo e ela ajudava-me muito. Aproveito também para agradecer à Dra. Lara, porque é muito simpática. Sempre que eu precisava, podia falar com ela. Eu gosto muito dela. Por fim, mas igualmente importante, agradeço à Dra. Goreti, porque me ajudou sempre e me deu conselhos para eu fazer as coisas certas.

Muito obrigado a todos!

Hélder Cardoso – formando da A2000 – FPCT – Talho Joaquim Loureiro

——————————————————————————————————————-

Olá! Sou a Celeste Ferreira, tenho 51 e moro em Resende. Estou a frequentar um Curso na A2000, Auxiliar de Serviços Gerais. Esta formação tem a duração de dois anos. O primeiro ano foi em sala e o segundo ano em FPCT. Estou a realizar FPCT na Irmandade S. Francisco Xavier, em S. Martinho de Mouros. Gosto muito dos idosos e ajudo nas limpezas, mas o que gosto mesmo de fazer é trabalhar na lavandaria. O que costumo fazer mais é passar a ferro, porque gosto muito, mas também tiro roupa das máquinas de lavar, estendo, apanho e dobro.

Gosto muito das minhas colegas e de todas as pessoas que trabalham na Irmandade! São todas muito minhas amigas e ajudam-me muito. Muito obrigada por me receberem!

Celeste Ferreira, Formando da A2000 – FPCT – Irmandade S. Francisco Xavier

——————————————————————————————————————–

Chamo-me Maria Manuela Ferreira, tenho 50 e moro em Anreade. Estou muito contente por ter vindo para este curso! Desde o início que queria fazer o estágio na Câmara, porque gosto de varrer as ruas, pois assim ando ao ar livre. Gosto muito de todas as pessoas com quem trabalho, são todos meus amigos e o Sr. Álvaro também.

Eu nunca tinha trabalho. Foi a primeira vez e gostava muito de ficar a trabalhar na Câmara, porque nunca fui tão feliz. Era um sonho!

Manuela Ferreira – Formanda da A2000 – FPCT – Câmara Municipal de Resende

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content