Fundação PT “Um Computador uma Oportunidade”

Clientes dos Espaços de Convívio realizam atividade nos computadores

Idosos da A2000 ganham 15 computadores e 5 impressoras

No 1º trimestre de 2016 a Fundação PT doou à A2000 15 computadores e 5 impressoras, no âmbito de uma candidatura ao projeto “Um computador uma oportunidade”.

A Fundação PT distingue-se pela solidariedade, entre outros projetos, destaca-se um que se denomina “Um computador, uma oportunidade” que surge da própria atividade da Portugal Telecom que, pela grande exigência das aplicações que utiliza, necessita de renovar permanentemente o seu vasto parque informático. Trata-se de uma iniciativa que visa promover o aproveitamento desse equipamento em tarefas menos exigentes como é o caso, por exemplo, das ações de iniciação à informática.

Neste âmbito, a A2000 apresentou uma candidatura de modo a que fosse cedido equipamento informático para apoio às ações de informática que decorrem nos Espaços de Convívio de 5 freguesias do concelho de Santa Marta de Penaguião (Fontes, Alvações do Corgo, Louredo e Fornelos, Sever, e Lobrigos (S. Miguel e S. João Batista) e Sanhoane), em parceria e com o apoio da Câmara Municipal de Sta. Marta de Penaguião

A oferta compreendeu 15 computadores completos (torres, monitores, ratos, teclados e cabos) e 5 impressoras. Estes equipamentos foram distribuídos pelas 5 Juntas de Freguesia onde decorrem as sessões dos Espaços de Convívio.

Em acordo com as freguesias parceiras e atendendo ao número de participantes de cada Espaço de Convívio, distribuiu-se o material do seguinte modo:

Fontes: 4 computadores e uma impressora;

Alvações: 4 computadores e uma impressora;

Fornelos: 4 computadores e uma impressora;

Sever: 3 computadores e uma impressora;

Lobrigos: 1 impressora

Saliente-se que o Espaço de Convívio de Lobrigos decorre na sede da A2000 onde existe todo o material necessário, por isso se disponibilizou apenas uma impressora.

Importa dizer que os Espaços de Convívio envolvem atualmente cerca de 70 idosos que frequentam, semanalmente, as atividades de informática, lavores, atividade física adaptada, Boccia, atividades culturais e recreativas, com o objetivo de diminuir o isolamento, retardar o envelhecimento e aumentar a qualidade de vida.

Esta parceria é fundamental para os idosos, pois permite-lhes adquirir novas competências e assim alargar os horizontes. Para além deste aspeto é de salientar que poderão “navegar”, comunicar e ver, através da internet, os familiares que se encontram longe e pessoas que já não contactam há muito tempo, reduzindo a distância e a saudade com um “clic”.

A A2000, a Câmara Municipal e as 5 Freguesias, parceiros/financiadores na ação “Espaços de Convívio”, agradecem o apoio facultado pela Fundação PT, nesta ação de melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem em maior isolamento e que tinham dificuldade no acesso às Novas Tecnologias. 

Até agora, os clientes dos Espaços de Convívio apenas tinham acesso aos computadores uma tarde por semana, com a colocação nas Freguesias dos computadores fixos, cedidos pela Fundação PT, abriu-se a possibilidade de haver acesso diário à informática e à internet promovendo a PAIXÃO TOTAL pelas Novas Tecnologias.

A oferta da Fundação PT permitiu, àqueles que vivem mais isolados (pela idade, pela interioridade geográfica e por fatores económicos), passarem para a linha da frente no acesso à informação e comunicação. OBRIGADO!

Notícias Relacionadas

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024

DOADOR DO MÊS DE JULHO

10 de Julho, 2024
Skip to content