Gabinete Psicossocial – GPS

Logotipo do GPS

Parceria com Município e Freguesias de Santa Marta de Penaguião

A Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 é a Entidade Promotora e Executora do Gabinete Psicossocial – GPS que opera no concelho de Santa Marta de Penaguião.


Com este serviço a A2000 presta apoio Psicossocial a famílias e indivíduos, designadamente serviços na área formativa e ocupacional contribuindo para o desenvolvimento de competências ao nível dos Saber-Ser, Saber-Fazer e Saber-Aprender, com objetivo último de aumentar a inserção social e/ou profissional.

O Projeto está em execução desde Maio de 2010 e, ao nível operacional, desenvolve-se em parceria com o Município de Santa Marta de Penaguião, e com 4 Freguesias do Concelho (Medrões, Sever, São Miguel de Lobrigos e São João de Lobrigos), Serviço local de Segurança Social e a Rede Social, que reúnem forças no sentido de intervir preventivamente e colaborar na criação de respostas integradas ao nível familiar, ocupacional, social e profissional.


O projeto não tem qualquer financiamento estatal, pelo que a sua sustentabilidade está garantida por fundos da A2000, do Município de Santa Marta de Penaguião e das quatro freguesias referidas.


A Equipa técnica do Gabinete Psicossocial – GPS é constituída por: dois Psicólogos, um Técnico Superior de Serviço Social e uma terapeuta (psicomotricista).


 As ações desenvolvidas pelo Gabinete Psicossocial, desenhadas com todos os parceiros, estão agrupadas em quatro grandes grupos:

1º Grupo: “Ações dirigidas à Família na sua totalidade”: pretendem orientar e apoiar a família nos cuidados de saúde, comportamentos alimentares, higiene pessoal e doméstica; apoiar e encaminhar ao nível socioprofissional; prestar apoio psicológico; acompanhar a família ao nível da saúde e das atitudes educacionais.
Atividades: Visitas domiciliárias; Atendimentos; Acompanhamento a serviços públicos; Reuniões; Serviço de Apoio Psicopedagógico; Ações de sensibilização abertas à comunidade. Esta ação tem à sua disposição uma Linha Telefónica Gratuita (800 10 11 49). (Faça download do folheto informativo no fundo da página).
 
2º Grupo: “Ações dirigidas especificamente às Crianças e Jovens”: têm como finalidade estimular nas crianças e jovens, competências pessoais e sociais, cognitivas, académicas, profissionais e tecnológicas. São realizadas durante as interrupções escolares.
Atividades: Atividades lúdico-pedagógicas para a faixa etária dos 6 aos 10 anos; Atividades lúdico-pedagógicas para a faixa etária dos 11 aos 16 anos; Ações de sensibilização envolvendo crianças e jovens do concelho.
 
3º Grupo: “Ações dirigidas especificamente a Jovens com deficiência”: ações do programa de estimulação e inserção social (PEIS) que visam: explorar a criatividade dos jovens na execução de diferentes trabalhos manuais; explorar múltiplas formas de expressão (dramática, plástica, corporal, musical e sensorial); aumentar a autonomia nas áreas do quotidiano (higiene pessoal, alimentação, mobilidade na comunidade e tarefas domésticas, por ex.: tratamento de roupas, cozinha, limpeza); estimular o desenvolvimento das capacidades físicas; fomentar a utilização das novas tecnologias de som, imagem e manipulação de audiovisuais, com o objetivo de criar novas formas de estimulação e expressão.
Atividades: Área de Trabalhos Oficinais; Área das Expressões; Área das A.V.D. (Atividades da Vida Diária); Área da Atividade Física; Área Digital.
 
4º Grupo: “Ações de Apoio à Comunidade em Geral”, estas ações visam responder às necessidades sociais detetadas pelos presidentes das freguesias, face às quais são desenhadas várias propostas de intervenção social partilhada com as Freguesias, de que são exemplo a criação e implementação de espaços de convívio para idosos (minimizando o isolamento e apoiando em termos sociais e recreativos); e formação para jovens/adultos nas áreas de prevenção face a problemáticas atuais. Os serviços sociais prestados são definidos à medida das necessidades de cada Freguesia, pelo que as respostas a executar passam pelo esclarecimento dos direitos e deveres dos cidadãos, recreação, formação e apoio social.

“Loja Social de Santa Marta de Penaguião” – Uma das ações integradas neste último grupo é a Loja Social, serviço promovido no âmbito da Rede Social de Santa Marta de Penaguião, em funcionamento desde Maio de 2012.


A Rede Social (fórum de articulação e congregação de esforços, baseia-se na adesão livre por parte das autarquias e das entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos que nela queiram participar), é constituída por 30 parceiros nomeadamente as 10 Freguesias (Alvações do Corgo, Cumieira, Fontes, Fornelos, Louredo, Medrões, Sanhoane, São João de Lobrigos, São Miguel de Lobrigos e Sever), as 5 Instituições Particulares de Solidariedade Social (A2000, Centro Social e Paroquial de Stª Eulália, Centro Social e Paroquial de São Miguel de Lobrigos, Fundação Dr. Carneiro Mesquita e Fundação Luís Vicente), os Bombeiros, a GNR, a Cruz Vermelha, o Centro de Saúde, o Serviço Local da Segurança Social, o Agrupamento de Escolas e o grupo de jovens “Golfinhos da Paz”, os restantes parceiros são distritais.

A criação da Loja Social ocorreu da necessidade de dar resposta imediata às famílias e cidadãos do concelho de Santa Marta de Penaguião, em risco de exclusão social. Através deste serviço, do qual a A2000 é a entidade gestora, pretende-se colmatar algumas necessidades básicas da população em situação de carência económica comprovada, sinalizadas pelas instituições concelhias, nomeadamente no âmbito da Rede Social.


A Loja Social possui stock de roupas (pessoais e de cama), calçado, brinquedos e acessórios de transporte de bebé. As pessoas que precisarem deste género de artigos dirigem-se a uma das entidades parceiras para verificação e satisfação imediata da carência.


A Loja Social está instalada no Rés-do-chão do Bairro Social da Quinta das Canas – R. Marechal Teixeira Rebelo, na vila de Santa Marta de Penaguião em espaço disponibilizado pelo Município de Santa Marta de Penaguião.

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content