17/10/2025 – Seminário “Vidas com Voz, Percursos com Futuro”
Dia 17 de outubro, decorreu no AUDIR – Peso da Régua, o Seminário “Vidas com Voz, Percursos com Futuro”, no âmbito do projeto Oportunidade D’Ouro, cofinanciado pelo Portugal Inovação Social – Programa Regional do Norte 2030 e pelo Prémio Caixa Social (enquanto investidor social).
Este Seminário contou, na sessão de abertura, com a presença do Vereador da Economia Local, Inovação e Empreendedorismo do Município de Peso da Régua, Dr. Eduardo Pinto; da representante do Portugal Inovação Social – Região Norte, Dra. Sónia Files; e do representante da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Dr. Mário Marta.
A temática da Saúde Mental foi abordada por diferentes perspetivas: a da equipa multidisciplinar do Serviço de Psiquiatria da Unidade Local de Saúde Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD), a da pessoa com doença mental, a da família da pessoa com doença mental, a do empregador, e a do Centro de Recursos da A2000 que implementa e incrementa a aplicação das Medidas Ativas de Emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Durante a manhã, a Dra. Dulce Maia, Diretora do Serviço de Psiquiatria do ULSTMAD, realizou um Enquadramento da Saúde Mental; a Dra. Marina Teixeira, Diretora Técnica da A2000, apresentou o projeto Oportunidade D’Ouro e os seus resultados; os Enfermeiros Especialistas em Saúde Mental e Psiquiátrica, João Paulo Barroso e Paulo Vilares Pires, apresentaram o trabalho desenvolvido pela Clínica de Antipsicóticos de Libertação Prolongada do Serviço de Psiquiatria da ULSTMAD; e a Dra. Sofia Silva, Doutoranda de Ciências do Desporto (UTAD) e Bolseira F.C.T., evidenciou “A importância do exercício físico na saúde mental e no tratamento farmacológico de doentes com psicose”.
No período da tarde, com moderação da jornalista Mila Brigas, da rádio Universidade FM (UFM), realizaram-se duas mesas de debate:
– a primeira sob o tema “Vidas com Voz… Direito à Dignidade (1º Direito)”com os intervenientes Enfermeiro José Faceira Guedes, Acácio Magalhães (participante) e Joana Borges (familiar de um participante);
– a segunda mesa com o tema “Percursos com futuro… Direito ao Bem-estar e ao trabalho (22º e 23º Direitos)”, com os intervenientes Enfermeiro Armando Soares, Diana Ferreira (participante), Ana Antunes (Coordenadora do Centro de Recursos da A2000); e António José Ribeiro (Empresário).
Graças à atuação musical de 5 participantes do projeto, houve 4 momentos musicais ao longo do dia. As intervenções do público suscitaram questões pertinentes, uma vez que, além do desconhecimento geral sobre a doença mental, existe também a falta de apoio e informação às famílias que têm de lidar com esta realidade e nem sempre o fazem da melhor forma, por falta de preparação e acompanhamento.
A partilha promovida durante o Seminário levou à reflexão e quem sabe a novas abordagens psicossociais sobre esta temática.
A A2000 agradece à Câmara Municipal do Peso da Régua, à equipa de Psiquiatria da ULSTMAD, a todos os participantes do projeto Oportunidade D’Ouro e a todos que estiveram presentes.
Este projeto – Oportunidade D’Ouro – foi apresentado, em outubro de 2024, em candidatura ao Portugal Inovação Social (Programa Regional Norte 2030), no âmbito do Aviso “Parcerias para a Inovação Social”, tendo sido aceite como uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), a partir de 1 de janeiro de 2025, com término a 31 de dezembro de 2026.
Portanto, o Portugal Inovação Social, através dos Fundos da União Europeia cofinancia 80% do projeto e o Prémio Caixa Social cofinancia os restantes 20%.












































































































































































































































































