GAPRIC – Douro Sul Gabinete de Apoio a Programas Incluídos na Comunidade

Atividades em sala e piscina, e sessão de rastreios gratuitos

Eis que chegamos ao mês de abril e, com ele, chegam também algumas comemorações.

Tivemos alguns dias de descanso com os feriados, mas isso não nos impediu de aproveitarmos bem este mês, de ter novas experiências, novas aprendizagens e também de nos divertirmos.

Em ambos os Concelhos (Armamar e Tabuaço), realizámos algumas atividades de sala muito criativas e que nos ajudaram a pensar um bocadinho sobre nós e sobre os nossos colegas, além de abordarmos um pouco a época festiva comemorada durantes este mês – a Páscoa. A primeira atividade do mês foi dedicada à nossa identidade e, através do desenho das nossas mãos, construímos um móbil revestido de virtudes e muita criatividade. Com o aproximar do dia de Páscoa, não poderíamos deixar passar esta data em branco e também quisemos construir o nosso próprio folar. Assim, com recurso a material reciclado e muita imaginação, colocámos mãos à obra, e o resultado foi uma bonita cestinha decorada com o tradicional coelho da Páscoa, não faltando um recheio bastante docinho. E, num mês em que a Primavera está no seu auge, com o sol a visitar-nos e a mãe natureza a manifestar a sua beleza através de lindas flores, também nós quisemos criar o nosso jardim personalizado. É então que, recorrendo a recortes de revistas e jornais e às nossas habilidades artísticas, decorámos vários vasos, demonstrando o que de melhor cada um sabe fazer, tendo como resultado final um jardim colorido e diversificado, onde cada parte é essencial para o todo e as diferenças enriquecem e embelezam.

Este foi também um mês marcado por vários festejos de aniversários, com direito a bolo, surpresas e muita alegria. Em Armamar, tivemos a celebração do aniversário dos nossos amigos Georgina e do Luís. Já por Tabuaço, festejámos o aniversário da Ana e do Hugo. Desejamos-lhes que celebrem sempre cada aniversário rodeados de amigos e que sejam muito felizes.

Também em ambos os Concelhos as atividades físicas vão “de vento em popa”. Com o passar do tempo, as tarefas tornam-se mais fáceis, os desafios vão sendo alcançados e conseguimos realizar melhor os exercícios que nos propõem. A água já não assusta, já nos conseguimos mover melhor e as máquinas do ginásio já são vistas como amigas que nos ajudam a fortalecer os músculos e a ganhar mobilidade. Como tal, não podemos deixar de agradecer mais uma vez aos Municípios de Armamar e Tabuaço por estas oportunidades que colocaram à nossa disposição, bem como a todos os técnicos de ambas as instalações das piscinas cobertas, que estão sempre dispostos a ajudar e que são sempre tão simpáticos connosco.

Em Armamar tivemos ainda uma atividade diferente. No dia 7 de abril comemorou-se o Dia Mundial da Saúde e, como tal, esta vila que nos acolhe realizou uma atividade de promoção da saúde e do bem-estar, na qual se realizaram diversos rastreios gratuitos, bem como atividades de dança e de exercício físico. Neste dia, tivemos uma manhã diferente, mas muito interessante e enriquecedora, pois pudemos divertirmo-nos enquanto cuidávamos de nós e pudemos verificar o nosso estado de saúde atual. Além deste dia diferente, tivemos ainda uma novidade para o nosso grupo. No início deste mês estreámos uma sala nova, desta vez na sede da Junta de Freguesia, que é também sede do posto dos Correios. Fica aqui o nosso sincero agradecimento pela cedência deste espaço e por tão bem nos acolherem. Agora, com o nosso novo cantinho, decorado ao nosso gosto, muitas serão as atividades aqui realizadas e aqui seremos muito felizes.

Por Tabuaço também tivemos uma tarde um pouco diferente e repleta de visitas importantes. No dia 12 de abril, o Presidente da Câmara Municipal de Tabuaço e o Presidente da Direção da A2000 formalizaram o acordo de colaboração entre as duas entidades, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas e promotoras do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais das pessoas com deficiência ou incapacidade (PCDI). As ações programadas facilitarão a autodeterminação e participação na comunidade das PCDI, garantindo-lhes plena inclusão, designadamente através da instalação e desenvolvimento de várias respostas sociais. A cerimónia da formalização decorreu nas instalações cedidas pela Câmara Municipal de Tabuaço, a Biblioteca Municipal (ao abrigo do presente acordo).

E assim foi mais um mês repleto de muitas atividades, sempre com espaço para crescermos por dentro e por fora, desabrochando como as flores que a primavera nos traz. Por isso, lembre-se: “Regue-se por dentro e seja a flor que mora no seu coração”.

Clientes do GAPRIC – Douro Sul (Armamar e Tabuaço)

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content