No âmbito da UFCD Cidadania, Comunidade e Ambiente, os formandos do Curso 1 – Ação 3, do curso de Operador de Serviços Pessoais e Comunitários de Armamar, realizaram uma atividade prática que consistiu na construção de uma horta biológica.
Esta atividade enquadrou-se no conteúdo “Meio Ambiente: Sustentabilidade” e teve como principais objetivos: compreender os benefícios ecológicos e sociais da prática da agricultura biológica; planificar e executar, de forma colaborativa, todas as fases da construção de uma horta; promover hábitos de consumo sustentável e responsável; estimular o espírito de cidadania ativa e o sentido de responsabilidade ambiental.
Numa fase inicial, foi desenvolvida uma sessão de sensibilização e reflexão com os formandos, durante a qual se abordaram os conceitos fundamentais relacionados com a agricultura biológica, os seus benefícios para o ambiente e para a saúde, os materiais necessários à construção de uma horta sustentável, bem como a escolha das sementes a cultivar.
Os formandos optaram por utilizar materiais recicláveis na construção das hortas, nomeadamente garrafões e caixas de plástico, demonstrando que é possível criar soluções ecológicas com recurso a objetos reutilizados. Após debate em grande grupo, foram selecionadas as seguintes sementes: tomate; milho, nabiça, abóbora; feijão; morango; cravo, girassol; melão; ervilha; fava e couve.
Durante a execução da atividade, os formandos participaram ativamente em todas as etapas do processo: preparação da terra com estrume, realização das sementeiras, rega e identificação das plantas. A atividade revelou-se altamente colaborativa, promovendo o espírito de equipa, a entreajuda e a partilha de conhecimentos.
Esta iniciativa permitiu aos formandos tomar consciência da importância da agricultura biológica como prática sustentável e acessível, promovendo, simultaneamente, o respeito pelo meio ambiente e incentivando o uso de materiais recicláveis na construção de soluções úteis e ecológicas.
Curso 1 – Ação 3- Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Sofia Barros, Formadora
A Operação Qualificação de Pessoas com Deficiência e ou Incapacidade é apoiada pelo PESSOAS 2030 (Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão), pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.