IMPACTO ECONÓMICO DA PANDEMIA COVID-19 EM PORTUGAL – PARTE II

Em Portugal o estado de emergência foi declarado, pela primeira vez, no dia 19 de março de 2020 (decreto-lei nº14- A/2020 de 18 de março).

Esta decisão, por parte do Governo e do Presidente da República, teve um impacto profundo na sociedade civil, pois a prioridade era conter a pandemia, salvar vidas e garantir que o transporte, armazenamento e comércio de bens e serviços essenciais continuavam de forma fluída na atividade económica.

Contudo, a pandemia provocou de forma bastante rápida uma disrupção nas cadeias de abastecimento e de produção, afetando a capacidade produtiva de diversas empresas, em vários ramos de atividade.

Deste modo, a doença, o receio associado ao contágio e a incerteza macroeconómica resultaram numa enorme quebra de confiança, que induziu à queda do investimento e do consumo privado, pelo que as reduções dos fluxos monetários entre os agentes económicos tiveram um profundo impacto na economia.

Perante tal cenário conjuntural, o Estado foi obrigado a adotar novas políticas económicas e sociais que fizeram aumentar o défice orçamental e, inevitavelmente, a dívida pública.

Esta “tempestade perfeita” resultou de uma acentuada quebra da receita fiscal e contributiva e um acréscimo das despesas associadas às medidas extraordinárias de apoio às famílias e às empresas, nomeadamente as medidas de apoio ao layoff simplificado, à aquisição de equipamentos na saúde, aos apoios à redução da atividade económica e à retoma progressiva.

Assim é com naturalidade que constatamos que o défice orçamental foi de 5,7% do PIB (acréscimo da despesa de 7,8% e redução da receita de 5%), quando em 2019, antes da pandemia, havíamos alcançado um histórico excedente orçamental de 0,1% do PIB. Sendo que o INE estima ainda que a dívida pública tenha subido para os 133,6% do PIB em 2020, aumentando 16,8 pontos percentuais face a 2019.

Isabela Lima, Formadora A2000

Notícias Relacionadas

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024

Doador do mês de maio

10 de Maio, 2024
Skip to content